sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Ansioso por nada - dia 6


Dia 6 de 7 • Leitura do dia


Devocional

E se você puder louvar a Deus mesmo no meio da dor? Brian experimentou ansiedade que levou a alguns sintomas físicos também. Mas através de sua experiência, ele descobriu que ainda tinha muito a agradecer a Deus. Aqui está a história dele: 

Lidei com a ansiedade aguda e o pânico há alguns anos, enquanto morava em um país estrangeiro durante um estágio desafiador da vida. Enquanto tentava aprender um novo idioma, iniciar um negócio, ser a luz de Cristo onde praticamente não havia igreja presente, e pais gêmeos de um ano de idade, era como se eu gradualmente descesse um vale escuro. 

Ao longo de vários meses, sofri dores no peito, dores de cabeça e outras doenças que serviram como catalisador de medo e preocupação, diferente de tudo que já havia experimentado. Até esse momento da minha vida, eu realmente não havia lutado muito com as preocupações e, se eu fosse honesto, até me orgulhava de ser uma corajosa pessoa que tomava riscos. Mas logo comecei a pensar nos piores cenários - convencido de que algo sério estava errado comigo ou que algo terrível aconteceria com minha família. 

As pessoas perguntam se minha ansiedade era circunstancial, fisiológica ou espiritual. Tendo considerado isso um pouco, estou bastante convencido de que a resposta é "sim". Acredito que muitas vezes pode haver várias coisas em jogo. O estresse pode ferver até um ponto em que mesmo aqueles com a mais alta tolerância são suscetíveis à sua força de construção. 

Além disso, como outras limitações físicas ou doenças, alguns de nós experimentam momentos em que os produtos químicos de nosso corpo estão desequilibrados. Além disso, nosso inimigo espiritual parece ser oportunista quando se trata de seus ataques, atingindo nossas áreas de fraqueza. 

No famoso desafio de Paulo de não estar ansioso por nada em Filipenses 4: 6-7, ele nos chama não apenas para orar, mas também para agradecer. O contexto da instrução de Paulo não está na esteira da vitória ou depois de receber um avanço milagroso. De fato, o próprio Paul estava enfrentando uma situação bastante terrível. Ele estava escrevendo para a igreja filipina da prisão e enfrentando um futuro muito incerto. E, no entanto, sua carta reflete sua profunda alegria e atitude de regozijo. 


Então, no meio da nossa dor, também podemos louvar. 

Não acredito que Paulo esteja nos pedindo para agradecer sinceramente. Eu acho que Paulo está nos desafiando a agradecer onde é devido, mesmo no meio de qualquer luta atual pela qual estamos passando. 

Descobri que nunca estou sem coisas para comemorar. Mesmo durante algumas das provações mais difíceis que já enfrentei, também houve coisas pelas quais sou grato. Meditar sobre isso e expressar gratidão a Ele ajuda a transformar minha perspectiva e recalibrar minha mente. 

Uma sobrecarga de pensamentos negativos ou estressantes pode criar uma sensação geral de destruição iminente. Mas mesmo quando afirmo minha gratidão a Deus como um ato forçado de disciplina, muitas vezes sinto o peso começar a aumentar. 

Isso não quer dizer que exista alguma fórmula enigmática para uma vida livre de ansiedade. Mas o princípio de louvar a Deus mesmo através da dor é um caminho para Sua presença vivificante, que nos oferece paz. 


-Brian

Nenhum comentário:

Postar um comentário