domingo, 16 de fevereiro de 2020

Orações Perigosas 5

Dia 5 de 7  •  Leitura do dia


Devocional
Me quebrar

É bom orar por segurança e bênçãos, mas e se você quiser mais? E se você deseja poder do Espírito Santo, força do céu, fé inabalável, intimidade genuína com seu Pai? 

Em vez de pedir a Deus para mantê-lo seguro, lhe dar mais e proteger sua vida, você pode ter que pedir a Deus para quebrá-lo.

Quando penso em fazer esta oração: “Senhor, quebre-me”, penso na experiência que Amy e eu tivemos uma vez em nosso pequeno grupo. Em uma noite fria de quarta-feira em janeiro, sentimos um ambiente aconchegante e aconchegante, com sete ou oito outros casais conversando sobre essa exata oração perigosa.

Concordamos que todos queríamos orar - e dizer a verdade -, mas não podia negar ter medo das consequências. A primeira mulher que falou levou a possibilidade a sério, mas reconheceu sua luta. Esposa amorosa e mãe de quatro filhos, seguia Jesus fielmente desde o segundo ano do ensino médio. Ela serviu no ministério infantil na igreja, dízimo fielmente, ajudou a criar filhos, participou de um estudo bíblico semanal e muitas vezes se ofereceu para orar em voz alta em grupos.

Mas quando confrontada com a opção de pedir a Deus para quebrá-la, ela recusou. "Desculpe, mas tenho que ser honesto", disse ela. Não quero pedir a Deus que me quebre. Eu tenho medo do que vai acontecer. Eu sou uma mãe com quatro filhos. Eu os amo demais. Pedir a Deus que me quebre é simplesmente assustador demais para eu orar. E se eu ficar doente ou deprimido ou me afastar da minha família? ” 

A maioria das outras pessoas do pequeno grupo concordou com a cabeça.

Mas minha pergunta permanece a mesma para todos nós hoje: o que estamos perdendo nos agarrando ao nosso conforto?

Do que estamos perdendo porque estamos muito comprometidos em evitar dor e desconforto?

Jesus disse: “Pois quem quer salvar a vida a perderá, mas quem perder a vida por mim a encontrará” (Mt 16:25). Jesus não está nos convidando para uma vida de conforto e comodidade, mas de rendição e sacrifício. Nosso maior desejo não deve ser a nossa vontade, mas a sua vontade. E Jesus está nos convidando a morrer para nossas próprias vidas, para que possamos viver momento a momento, dia após dia - por ele. Sair de nossas aconchegantes salas de estar e orações seguras para saber o que significa ser quebrado pelo bem dos outros.

Ao jogar pelo seguro, corremos o risco de perder algo muito mais precioso do que nossa segurança e conforto. Não percebemos que bênçãos podem estar do outro lado da quebra de Deus.

Lucas disse: “[Jesus] pegou o pão, deu graças e partiu, e deu a eles, dizendo: 'Este é o meu corpo dado por você; faça isso em memória de mim '”(Lucas 22:19). Quase todos os estudiosos da Bíblia concordam que a instrução de Jesus para "fazer isso" fornece aos crentes uma maneira de lembrar, honrar e celebrar sua morte e ressurreição. Mas alguns acreditam que o “fazer isso” de Jesus também se refere a como devemos viver. E se Jesus não estivesse apenas falando sobre um ritual que fazemos ocasionalmente na igreja? E se ele também estivesse nos convidando a ser quebrado e derramado diariamente? E se tivéssemos a coragem, a audácia e a fé para orar: "Deus, quebre-me"?

Não nos lembramos apenas de Jesus durante a Santa Comunhão na igreja. Lembramos dele em como vivemos nossas vidas diariamente. Como o corpo de Jesus foi quebrado, porque seu sangue foi derramado por nós, também devemos viver diariamente por ele, quebrados e derramados. 

Isso pode não parecer atraente à primeira vista. Quem quer ser "quebrado" e "derramado"? Isso parece doloroso, na melhor das hipóteses, e miserável, na pior das hipóteses. Mas é na doação de nossas vidas que encontramos a verdadeira alegria. Em vez de buscar nossa vontade, nos rendemos à dele. Em vez de tentar encher nossas vidas com tudo o que queremos, esvaziamos nossas vidas para fazer a diferença na vida dos outros.

O verdadeiro quebrantamento diante de Deus não é um evento único; é uma decisão diária. Paulo disse: "Eu morro diariamente" (1 Cor. 15:31). O que isso significa? Todos os dias, ele optava por crucificar seus próprios desejos para poder viver plenamente pelos de Deus. Se você tiver a coragem de fazer essa oração, prepare-se. Prepare-se para conhecer a Deus e ser conhecido por Deus, de uma maneira que você nunca experimentou antes.

Você pode jogar pelo seguro. Mas meu intestino é que você quer mais do que isso. Eu escolho diferente. Sou um apostador cheio de fé e cheio de riscos. Nunca insultarei Deus com pensamentos pequenos ou vida segura. Se houver bênçãos do outro lado da quebra, então me quebre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário