quinta-feira, 15 de agosto de 2019

SALMOS 2 Várias versões

A felicidade dos justos e o castigo dos ímpios  AFC 2007
 1 BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
 2 Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.
 3 Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.
 4 Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.
 5 Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.
 6 Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.


A rebelião das nações e a vitória do rei davídico  Alm 21
 1 Por que as nações se enfurecem*, e os povos tramam em vão?
 2 Os reis da terra se levantam, e os príncipes conspiram unidos contra o SENHOR e seu ungido, dizendo:
 3 Rompamos suas correntes e livremo-nos de suas algemas.
 4 Aquele que está sentado nos céus se ri; o Senhor zomba deles.
 5 Então ele os repreende na sua ira e os aterroriza no seu furor, dizendo:
 6 Eu mesmo constituí o meu rei em Sião, meu santo monte.
 7 Proclamarei o decreto do SENHOR; ele me disse: Tu és meu filho, hoje te gerei.
 8 Pede-me, e te darei as nações como herança, e as extremidades da terra como propriedade.
 9 Tu as quebrarás* com uma vara de ferro e as despedaçarás como se fossem um vaso de barro.
 10 Agora, ó reis, sede prudentes; juízes da terra, acolhei a advertência.
 11 Cultuai o SENHOR com temor e regozijai-vos com tremor.
 12 Beijai* o filho, para que ele não se irrite, e não sejais destruídos no caminho; porque em breve sua ira se acenderá. Bem-aventurados todos os que confiam nele.


ARA
 1 Por que se enfurecem os gentios e os povos imaginam coisas vãs?
 2 Os reis da terra se levantam, e os príncipes conspiram contra o SENHOR e contra o seu Ungido, dizendo:
 3 Rompamos os seus laços e sacudamos de nós as suas algemas.
 4 Ri-se aquele que habita nos céus; o Senhor zomba deles.
 5 Na sua ira, a seu tempo, lhes há de falar e no seu furor os confundirá.
 6 Eu, porém, constituí o meu Rei sobre o meu santo monte Sião.
 7 Proclamarei o decreto do SENHOR: Ele me disse: Tu és meu Filho, eu, hoje, te gerei.
 8 Pede-me, e eu te darei as nações por herança e as extremidades da terra por tua possessão.
 9 Com vara de ferro as regerás e as despedaçarás como um vaso de oleiro.
 10 Agora, pois, ó reis, sede prudentes; deixai-vos advertir, juízes da terra.
 11 Servi ao SENHOR com temor e alegrai-vos nele com tremor.
 12 Beijai o Filho para que se não irrite, e não pereçais no caminho; porque dentro em pouco se lhe inflamará a ira. Bem-aventurados todos os que nele se refugiam.


ARC

 1 Por que se amotinam as nações, e os povos imaginam coisas vãs?
 2 Os reis da terra se levantam, e os príncipes juntos se mancomunam contra o SENHOR e contra o seu ungido, dizendo:
 3 Rompamos as suas ataduras e sacudamos de nós as suas cordas.
 4 Aquele que habita nos céus se rirá; o Senhor zombará deles.
 5 Então, lhes falará na sua ira e no seu furor os confundirá.
 6 Eu, porém, ungi o meu Rei sobre o meu santo monte Sião.
 7 Recitarei o decreto: O SENHOR me disse: Tu és meu Filho; eu hoje te gerei.
 8 Pede-me, e eu te darei as nações por herança e os confins da terra por tua possessão.
 9 Tu os esmigalharás com uma vara de ferro; tu os despedaçarás como a um vaso de oleiro.
 10 Agora, pois, ó reis, sede prudentes; deixai-vos instruir, juízes da terra.
 11 Servi ao SENHOR com temor e alegrai-vos com tremor.
 12 Beijai o Filho, para que se não ire, e pereçais no caminho, quando em breve se inflamar a sua ira. Bem-aventurados todos aqueles que nele confiam.



MSG
Nações, por que todo esse alvoroço? Povos, por que todas essas artimanhas? Líderes mundiais perseguem a supremacia política, Demagogos e representantes se reúnem para discussões de cúpula. Os que negam o Eterno e se opõem ao Messias dizem: “Vamos nos libertar de Deus! Vamos nos livrar do Messias!”. Sentado no seu trono, nos céus, o Eterno ri. Primeiro, ele se diverte com a presunção deles; Depois, se refaz e fica zangado. Furioso, ordena que se calem: “Será que vocês não sabem que existe um Rei em Sião? Um banquete de coroação está preparado para ele no monte santo”.
(7-9) Contarei a vocês o que o Eterno disse a seguir. Ele disse: “Você é meu Filho, E hoje é o dia do seu nascimento. O que você quer de presente? É só pedir: Nações? Continentes? É só dizer, e todos eles dançarão para você, Ou, se quiser, poderá jogá-los fora com o lixo de amanhã”.


NBV
 1 Por que as nações se reúnem e planejam revoltas? Por que os povos fazem planos tolos, tramando em vão?
 2 Os reis das nações se reuniram e os governantes traçam planos para, unidos, derrotarem o SENHOR e o seu Ungido, dizendo:
 3 “Vamos quebrar as suas correntes e acabar com essa escravidão!”
 4 Do seu trono, no céu, o SENHOR ri e faz pouco caso dos tolos planos dos homens.
 5 Quando chegar a hora certa, em sua ira, ele vai falar. Os homens ficarão desorientados e aterrorizados com o furor de Deus.
 6 O SENHOR anuncia: “Eu mesmo escolhi o meu Rei! Coloquei o seu trono em Sião, no meu santo monte!”
 7 E o rei diz: “Vou anunciar ao mundo os planos eternos do S ENHOR, porque ele me disse: ‘Você é meu filho! Hoje o gerei. Hoje dou a você toda a sua glória!
 8 Basta você me pedir e lhe darei todas as nações da terra como herança e o mundo inteiro como sua propriedade.
 9 Governe as nações com justiça e firmeza, com vara de ferro. Esmague os povos rebeldes como se fossem vasos de barro’”.
 10 Vocês, reis da terra, sejam sensatos! Líderes do mundo, aceitem as palavras de Deus enquanto há tempo!
 11 Sirvam ao SENHOR com temor; respeitem a Deus e façam dele a sua fonte de alegria.
 12 Ajoelhem-se diante do Filho e beijem os seus pés, antes que chegue o dia da ira do SENHOR e vocês sejam todos destruídos. Cuidado, isso vai acontecer muito mais depressa do que vocês pensam! Porém, as pessoas que confiam nele serão felizes, muito felizes!


NTLH
 1 Por que as nações pagãs planejam revoltas? Por que os povos fazem planos tão tolos?
 2 Os seus reis se preparam, e os seus governantes fazem planos contra Deus, o SENHOR, e o rei que ele escolheu.
 3 Esses rebeldes dizem: “Vamos nos livrar do domínio deles; acabemos com o poder que eles têm sobre nós. ”
 4 Do seu trono lá no céu o Senhor ri e zomba deles.
 5 Então, muito irado, ele os ameaça e os assusta com o seu furor.
 6 Ele diz: “Já coloquei o meu rei no trono lá em Sião, o meu monte santo. ”
 7 O rei diz: “Anunciarei o que o SENHOR afirmou. O SENHOR me disse: ‘Você é meu filho; hoje eu me tornei seu pai.
 8 Peça, e eu lhe darei todas as nações; o mundo inteiro será seu.
 9 Com uma barra de ferro, você as quebrará e as fará em pedaços como se fossem potes de barro. ’”
 10 Agora escutem, ó reis; prestem atenção, autoridades!
 11 Adorem o SENHOR com temor. Tremam e se ajoelhem diante dele;
 12 se não, ele ficará irado logo, e vocês morrerão. Felizes são aqueles que buscam a proteção de Deus!

NVI
 1 Por que se amotinam as nações e os povos tramam em vão?
 2 Os reis da terra tomam posição e os governantes conspiram unidos contra o Senhor e contra o seu ungido, e dizem:
 3 "Façamos em pedaços as suas correntes, lancemos de nós as suas algemas! "
 4 Do seu trono nos céus o Senhor põe-se a rir e caçoa deles.
 5 Em sua ira os repreende e em seu furor os aterroriza, dizendo:
 6 "Eu mesmo estabeleci o meu rei em Sião, no meu santo monte".
 7 Proclamarei o decreto do Senhor: Ele me disse: "Tu és meu filho; eu hoje te gerei.
 8 Pede-me, e te darei as nações como herança e os confins da terra como tua propriedade.
 9 Tu as quebrarás com vara de ferro e as despedaçarás como a um vaso de barro".
 10 Por isso, ó reis, sejam prudentes; aceitem a advertência, autoridades da terra.
 11 Adorem ao Senhor com temor; exultem com tremor.
 12 Beijem o filho, para que ele não se ire e vocês não sejam destruídos de repente, pois num instante acende-se a sua ira. Como são felizes todos os que nele se refugiam!


NVT
 1 Por que as nações se enfurecem tanto? Por que perdem seu tempo com planos inúteis?
 2 Os reis da terra se preparam para a batalha; os governantes conspiram juntos, contra o SENHOR e contra seu ungido.
 3 “Vamos quebrar estas correntes!”, eles dizem. “Vamos nos libertar da escravidão!”
 4 Aquele que governa nos céus ri; o Senhor zomba deles.
 5 Então, em sua ira, ele os repreende e, com sua fúria, os aterroriza.
 6 Ele diz: “Estabeleci meu rei no trono em Sião, em meu santo monte”.
 7 O rei proclama o decreto do SENHOR: “O SENHOR me disse: ‘Você é meu filho;  hoje eu o gerei.
 8 Basta pedir e lhe darei as nações como herança, a terra inteira como sua propriedade.
 9 Você as quebrará3  com cetro de ferro e as despedaçará como vasos de barro’”.
 10 Portanto, reis, sejam prudentes! Aceitem a advertência, governantes da terra!
 11 Sirvam ao SENHOR com temor, alegrem-se nele com tremor.
 12 +Sujeitem-se ao filho,4  para que ele não se ire e vocês não sejam destruídos de repente, pois sua ira se acende num instante; felizes, porém, os que nele se refugiam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário