quinta-feira, 22 de agosto de 2019

SALMO 6 - UMA RESPOSTA CONFIANTE A UM APELO AGONIZANTE

O Salmo 6 é conhecido como o primeiro dos sete salmos penitenciais - cânticos de confissão e humildade diante de Deus. Era costume na igreja primitiva cantar esses salmos na quarta-feira de cinzas, quarta-feira antes da Páscoa. O título deste salmo é,  para o músico principal. Com instrumentos de cordas. Em uma harpa de oito cordas. Salmo de Davi . O título nos fala do destinatário do Salmo - o Músico Chefe, a quem alguns supõem ser o próprio Senhor Deus, e outros supõem ser um líder de coros ou músicos no tempo de Davi, como Heman, o Cantor ou Asafe ( 1 Crônicas 6). : 33 , 16:17 e 25 : 6. Não só foi escrito com instrumentos de cordas,mas para o instrumento específico da harpa de oito cordas .

A. O apelo agonizante.

1. (1) Um apelo para aliviar a mão de correção.

O Senhor , não me repreendas na tua ira, 
nem me castigues no teu furor.
uma. Não me repreenda em sua ira : não sabemos qual foi a ocasião do pecado, mas por causa de seu pecado, Davi sentiu que estava sob a repreensãode Deus. Portanto, ele clamou a Deus para aliviar o castigo.
Eu. Pode haver momentos em que acreditamos que somos castigados pela mão de Deus quando, na verdade, sofremos problemas trazidos sobre nós mesmos. No entanto, há certamente momentos em que o Senhor faz castigar seus filhos.
b. Nem me corrija em seu desagrado quente : sabemos que a mão castigadora de Deus não é primariamente uma marca de Seu desagrado , mas é uma marca de adoção. Hebreus 12: 7 deixa claro que a correção é evidência de nossa adoção: se você suportar a correção, Deus lida com você como com os filhos; porque que filho há a quem o pai não corrige? Quando Deus nos corrige, não parece agradável, mas é bom e para o nosso bem.
Eu. Raiva… desagrado quente : Vivendo antes da obra terminada de Jesus, Davi tinha menos certeza sobre sua posição com Deus. Neste lado da cruz, sabemos que toda a ira que Deus tem em relação a nós foi derramada sobre Jesus na cruz. Deus castiga o crente por corrigir o amor e não por raiva .

2. (2-3) Dois tipos de problemas.

Tem misericórdia de mim, SENHOR , porque sou fraco; 
O Senhor , cura-me, porque os meus ossos estão perturbados. 
Minha alma também está muito perturbada; 
Mas tu, SENHOR ; quão mais?
uma. Eu sou fraco ... meus ossos estão preocupados : David conhecia o teste de fraqueza física e dor. No meio desse tipo de castigo, ele clama a Deus por misericórdia .
Eu. “Portanto, podemos orar para que os castigos do nosso Deus gracioso, se não forem inteiramente removidos, possam pelo menos ser adoçados pela consciência de que eles não estão 'com raiva, mas no amor da sua querida aliança'” (Spurgeon).
b. Minha alma também está muito perturbada : Davi conheceu a provação da fraqueza espiritual e da dor. A dificuldade dessas provações levou Davi a buscar a misericórdia de Deus.
Eu. Essas provações de corpo e alma foram amplificadas pelo sentimento de Davi da ira de Deus contra ele. Quando não estamos confiantes no amor e na assistência de Deus, mesmo pequenas provações parecem insuportáveis.
c. Quão mais? Davi sentiu que estava sob o castigo de Deus, mas ainda sabia que deveria pedir a Deus que abreviasse o julgamento. Há um lugar para humilde resignação ao castigo, mas Deus quer que anseiem por um lugar mais elevado e usemos esse anseio como motivação para buscá-Lo e acertar as coisas com o Senhor .
Eu. Davi parece inteligente sob o resultado de seu pecado, mais do que o próprio pecado. O ideal é que todos sejamos terrivelmente entristecidos pelo pecado em si, mas há algo a ser dito para confissão e humildade em nome do resultado de nossos pecados.

3. (4-5) A urgência do pedido de Davi.

Volta, ó SENHOR , livra-me! 
Oh, me salve pelo amor de suas misericórdias! 
Pois na morte não há lembrança de ti; 
Na sepultura quem vai te agradecer?
uma. Retorna, ó Senhor , livra-me : Em sua agonia, Davi clama por libertação - mas na base da misericórdia de Deus, não sua própria justiça. Davi sabia que o castigo do SENHOR era justo, mas também sabia que Deus é rico em misericórdia.
Eu. O apelo, “ retorno ” também mostra que Davi se sentia distante de Deus. Isso fazia parte da agonia do julgamento. Quando sentimos que Deus está perto de nós, sentimos que podemos enfrentar qualquer coisa, mas quando o sentimos distantes de nós, somos fracos antes do menor julgamento.
b. Salva-me por amor das vossas misericórdias : A nota da confissão do pecado não é forte neste Salmo de Penitência, mas não está ausente. O fato de que Davi apela à misericórdia de Deus para a libertação é uma evidência de que ele está ciente de que ele não merece isso.
Eu. “A consciência de Davi é desconfortável, e ele deve apelar à graça para temperar a disciplina que ele merece.” (Kidner)
c. Na morte não há lembrança de Você : seria errado tomar essas palavras agonizantes de Davi como evidência de que não há vida além desta vida. O Antigo Testamento tem uma compreensão sombria do mundo além. Às vezes mostra uma clara confiança ( Jó 19:25 ), e às vezes tem a incerteza que Davi mostra aqui.
Eu. “Os cemitérios são lugares silenciosos; as abóbadas do sepulcro não ecoam com canções. Terra úmida cobre bocas mudas. ”(Spurgeon)
ii. 2 Timóteo 1:10 diz que Jesus trouxe vida e imortalidade para iluminar através do evangelho . A compreensão do pós-vida era obscura, na melhor das hipóteses, no Antigo Testamento; mas Jesus nos deixou saber mais sobre o céu e o inferno do que qualquer outra pessoa poderia. Jesus poderia fazer isso porque Ele tinha conhecimento em primeira mão do mundo além.
iii. O argumento de Davi não é apresentar uma teologia abrangente do mundo além. Ele está em agonia, temendo por sua vida, e ele sabe que pode se lembrar de Deus e dar graças a Deus agora. Ele não tem a mesma certeza sobre o mundo além, então ele pede a Deus para agir de acordo com sua certeza.
iv. “Em raros momentos os Salmos têm vislumbres de resgate do Seol, em termos que sugerem ressurreição, ou uma tradução como a de Enoque ou Elias ( cf. 16:10; 17:15; 49:15; 73:24).” (Kidner )

B. A resolução determinada.

1. (6-7) Uma descrição vívida da agonia de Davi.

Estou cansado com o meu gemido; 
A noite toda faço minha cama nadar; 
Eu encharco meu sofá com minhas lágrimas. 
Meu olho se desgasta por causa do sofrimento; 
Ela envelhece por causa de todos os meus inimigos.
uma. Estou cansado de gemer : a mão castigadora de Deus pesou sobre Davi. Sua vida parecia ser apenas lágrimas e miséria. O julgamento de Davi tem pelo menos três componentes: ele sentiu que Deus estava zangado com ele, que ele não tinha noção da presença de Deus e que não conseguia dormir.
b. A noite toda faço minha cama nadar : esse é um bom exemplo de exagero poético. David não queria que acreditássemos que sua cama realmente flutuava em uma poça de lágrimas em seu quarto. Por se tratar de literatura poética, entendemos isso de acordo com o seu contexto literário. Isso compreende a Bíblia literalmente - de acordo com seu contexto literário.
c. Meu olho se esvai : os olhos de David estavam vermelhos e doloridos por causa das lágrimas e da falta de sono. “Como o olho de um homem idoso se torna sombrio com os anos, assim diz Davi, meu olho fica vermelho e fraco através do choro” (Spurgeon).
d. Por causa de todos os meus inimigos : David é trazido tão baixo que seus inimigos não mais o estimulam a conquistar a vitória. Ele parece deprimido e desanimado.

2. (8-10) declaração confiante de Davi.

Afasta de mim todos os que praticam a iniqüidade; 
Porque o SENHOR ouviu a voz do meu choro. 
O SENHOR ouviu a minha súplica; 
O SENHOR receberá minha oração. 
Que todos os meus inimigos se envergonhem e fiquem muito perturbados; 
Deixe-os voltar e envergonhar-se de repente.
uma. Afasta de mim todos os que praticam a iniqüidade : Pode ser que o pecado que levou Davi a esse castigo fosse a associação com os ímpios. Aqui vemos Davi agindo consistentemente com sua mudança de coração e dizendo a todos os companheiros ímpios que partissem .
I. É importante separar as associações ímpias. J. Edwin Orr descreve alguns dos trabalhos entre novos convertidos em Halifax durante o Segundo Grande Despertar na Grã-Bretanha: “Entre eles estava um boxeador que acabara de ganhar um prêmio em dinheiro e um cinturão. Uma multidão de seus antigos companheiros estava do lado de fora do salão para ridicularizá-lo, e eles saudaram o boxeador convertido com um grito: 'Ele está se convertendo! E o cinto? Ele vai ter que lutar por isso ou desistir! O boxeador respondeu: 'Eu vou desistir de você e de você! Se você não for comigo para o céu, não irei com você para o inferno! Deu-lhe o cinturão, mas convenceu alguns deles a acompanhá-lo até os cultos, onde outro se converteu e se pôs ocupado trabalhando ”.
b. O Senhor ouviu a voz do meu choro : Davi termina o Salmo com uma nota de confiança. Ele fez seu agonizante grito a Deus e Deus o ouviu.
I. O choro tem uma voz diante de Deus. Não é que Deus esteja impressionado com demonstrações emocionais, mas um coração apaixonado o impressiona. Davi não teve medo de chorar perante o SENHOR , e Deus honrou a voz do seu choro .
II. “Não é doce acreditar que nossas lágrimas são compreendidas mesmo quando as palavras falham! Vamos aprender a pensar em lágrimas como orações líquidas. ”(Spurgeon)
III. Uma vez Lutero lutou duro com Deus em oração e saiu pulando do seu armário de oração gritando “ Vicimus, vicimus ” - isto é, “Vitória, vitória!” David tem o mesmo senso de prevalecer com Deus no final desta oração.
c. Que todos os meus inimigos se envergonhem e se incomodem muito : Davi sabe que quando Deus recebe sua oração, será um problema para seu inimigo. Davi agora vê que sua agonia temporária e problemas dão lugar a uma agonia permanente e problemas para seus inimigos.
© 2018 David Guzik - Nenhuma distribuição além do uso pessoal sem permissão
Fonte: https://enduringword.com/bible-commentary/psalm-6/

Nenhum comentário:

Postar um comentário