quarta-feira, 21 de agosto de 2019

SALMO 5 - UMA ORAÇÃO DA MANHÃ

Este salmo é intitulado, ao músico principal. Com flautas. Salmo de Davi . O título do Salmo indica que foi dirigido ao Músico Chefe , a quem alguns supõem ser o próprio Senhor Deus , e outros supõem ser um líder de coros ou músicos no tempo de Davi, como Heman, o Cantor ou Asafe ( 1 Crônicas). 6:33 , 16:17 e 25 : 6. O título também nos diz que a canção foi deliberadamente escrita para ser acompanhada de flautas e mostra Davi vindo ao Senhor pela manhã e recebendo a força e a alegria que ele precisava para fazer. durante o dia contra muitos adversários.

A. Aproximando-se de Deus pela manhã.

1. (1-3) Davi se aproxima de Deus.

Dá ouvidos às minhas palavras, ó SENHOR , 
considera a minha meditação. 
Dê ouvidos à voz do meu clamor, 
meu Rei e meu Deus, 
pois a ti orarei. 
A minha voz ouvirás pela manhã, ó SENHOR ; 
De manhã eu vou direcioná- lo para você, 
e eu vou olhar para cima.
uma. Dê ouvidos… considere… dê atenção : David anseia por uma audiência com Deus. Usando o método hebraico de paralelismo, ele repete a mesma ideia três vezes: “ SENHOR , por favor, ouça-me”.
b. Para você eu vou orar : Davi orou a Deus. Isso pode parecer elementar, mas é um aspecto essencial da oração. Muitas vezes chegamos à oração tão cheios de nosso pedido ou nossos sentimentos que nunca nos concentramos conscientemente em Deus e sentimos Sua presença. Davi foi um grande homem de oração porque seu tempo de oração estava focado em Deus.
Eu. “Muito da assim chamada oração, tanto pública quanto privada, não é para Deus. Para que uma oração seja realmente para Deus, deve haver uma abordagem definida e consciente a Deus quando oramos; devemos ter uma percepção definida e vívida de que Deus está se inclinando sobre nós e ouvindo enquanto rezamos. ”(Torrey)
c. Minha voz Você ouvirá pela manhã : Davi fez questão de orar pela manhã . Ele fez isso porque queria honrar a Deus no início de seu dia e definir o tom de um dia inteiro dedicado a Deus.
Eu. Hudson Taylor, o famoso missionário da China, teve dificuldade em encontrar tempo sozinho com Deus. Ele começou a acordar às 2:00 da manhã e usar aquelas horas tranquilas, quando todos dormiam para se comunicar com Deus.
ii. “O que é um pecador preguiçoso para pensar em si mesmo, quando lê, a respeito do santo nome de Jesus, que 'pela manhã, levantando-se muito antes do dia, ele saiu e partiu para um lugar solitário, e lá orou. ! ' - Marcos 1:35 ”(Horne)
iii. “Este é o momento mais adequado para o relacionamento com Deus. Uma hora da manhã vale dois da noite. Enquanto o orvalho está na grama, deixe a graça cair sobre a alma. ”(Spurgeon)
d. De manhã eu vou direcioná-lo para você, e eu vou olhar para cima : David nos dá o que fazer antes e depois da oração. Antes de orarmos, devemos dirigirnossa oração. Depois que oramos, olhamos para cima com expectativa para o céu, realmente acreditando que Deus responderá.
Eu. A idéia por trás do direto não é “mirar”, mas “ordenar, arranjar”. “É a palavra que é usada para colocar em ordem a madeira e os pedaços da vítima sobre o altar, e é usada também para a colocação dos pães da proposição sobre a mesa. Significa exatamente isso: 'Organizarei minha oração diante de ti'; Eu vou colocá-lo sobre o altar pela manhã, assim como o sacerdote coloca o sacrifício da manhã. ”(Spurgeon)
ii. “É manifestamente um erro rezar a esmo. Há muitas orações aleatórias com todos nós. Nós não voltamos novamente e novamente para a mesma petição, pressionando-a para casa com toda a humildade e reverência, e argumentando o caso, como Abraão fez para as cidades da planície. ”(Meyer)
iii. “Não perdemos muito da doçura e eficácia da oração por falta de cuidadosa meditação diante dela e de esperançosa expectativa depois dela? Que a santa preparação ligue as mãos com a expectativa do paciente, e teremos respostas muito maiores para as nossas orações. ”(Spurgeon)

2. (4-8) Um contraste entre o homem mau e o homem piedoso.

Porque tu não és Deus que se agrada da iniqüidade, 
nem o mal habitará contigo. 
O arrogante não ficará de pé à sua vista; 
Você odeia todos os trabalhadores da iniqüidade. 
Você destruirá aqueles que falam falsidade; 
O SENHOR aborrece o homem sanguinário e enganoso.
Mas eu, porém, entrarei na tua casa, na multidão da tua benignidade; 
Com medo de ti adorarei para o teu santo templo. 
Leva-me, ó SENHOR , na tua justiça por causa dos meus inimigos; 
Faça o seu caminho em frente ao meu rosto.
uma. Você não é um Deus que sente prazer na maldade : Davi medita no caráter justo de Deus. Nossas ações importam diante de um Deus que odeia todos os trabalhadores da iniqüidade .
Eu. Quando Davi se aproximou de Deus, ele se tornou mais consciente da santidade de Deus e da pecaminosidade do homem. “Esta é uma boa maneira de medir quão bem você está orando e se, ao orar, você está se aproximando de Deus ou está apenas falando palavras. Se você está se aproximando de Deus, você se tornará cada vez mais sensível ao pecado, o que é inevitável, já que o Deus a quem você está se aproximando é um Deus santo. ”(Boice)
b. Eu entrarei em sua casa na multidão da sua misericórdia : essa é a confiança de Davi. Não é que ele seja justo e todos os outros são pecadores; Seu fundamento de confiança é a misericórdia de Deus.
c. Com medo de Ti, adorarei : a adoração de Davi não é baseada em seussentimentos, mas em sua reverência por um Deus justo e misericordioso.
d. Faça o seu caminho diretamente diante do meu rosto : isso reflete a constante confiança de Davi em Deus. Ele precisa de Deus para guiá-lo e seguir em frente . O contraste de Davi entre os ímpios e os piedosos é humilde, e ele sabe que somente o poder e a obra de Deus nele podem impedi-lo do caminho dos iníquos.

B. Descrição e destino.

1. (9-10) A descrição e o destino dos ímpios.

Porque não há fidelidade na boca deles; 
Sua parte interna é a destruição; 
Sua garganta é uma tumba aberta; 
Eles lisonjeiam com a língua. 
Pronuncia-os culpados, ó Deus! 
Deixe-os cair por seus próprios conselhos; 
Expulsa-os na multidão das suas transgressões, 
porque se rebelaram contra ti.
uma. Não há fidelidade em sua boca : Davi se concentra no que os ímpios dizem como evidência de sua maldade. Davi sabia o que Jesus disse mais tarde em Mateus 12:34 : Pela abundância do coração a boca fala . Nossa justiça ou maldade, mais cedo ou mais tarde, aparecerão em nosso discurso.
Eu. David sentiu o aguilhão de palavras e mentiras perversas contra ele. No entanto, esta oração mostra algo de bom trazido dos ataques do inimigo. “Assim, os inimigos de um homem, enquanto o obrigam a rezar com mais fervor e a observar mais de perto sua conduta, muitas vezes se tornam seus melhores amigos.” (Horne)
b. Eles lisonjeiam com a língua : “Cuidado sempre com as pessoas que lisonjeiam você e, especialmente, quando dizem que elas não o elogiam, e que elas sabem que você não pode suportar a lisonja, pois então você está sendo mais profundamente lisonjeado, então esteja em sua guarda contra a língua do adulador. ”(Spurgeon)
c. Deixe-os cair por seus próprios conselhos : Davi ora para que os ímpios cheguem ao seu merecido fim. Como rebeldes contra Deus, eles merecem a sentença “culpada”.

2. (11-12) A descrição e o destino dos justos.

Mas alegrem-se todos os que confiam em ti; 
Que eles sempre gritem de alegria, porque você os defende; 
Que os que amam o teu nome também se 
alegrem contigo. 
Porque tu, Senhor , abençoareis os justos; 
Com favor Você vai cercá-lo como com um escudo.
uma. Que todos os que se alegram confiem em ti . Os justos não são feitos justos pelas suas palavras. A justiça são aqueles que confiam no SENHOR e amam o seu nome . Mas a sua justiça é evidente em suas palavras. Eles se alegram , eles gritar de alegria , e eles estão alegres no Senhor .
Eu. “Um toque de entusiasmo seria a salvação da religião de muitos homens. Alguns cristãos são pessoas suficientemente boas: são como velas de cera, mas não são iluminadas. Oh, por um toque de chama! Então dispersariam a luz e, assim, se tornariam úteis para suas famílias. 'Deixe-os gritar de alegria.' Por que não? Não deixe que pessoas obesas façam objeções. Um deles me disse outro dia: "Quando ouço você pregar, sinto que devo gritar". Meu amigo, grite se você se sentir forçado a fazê-lo. (Aqui um ouvinte gritou: 'Glória!') Nosso irmão chora: 'Glória!' e eu também digo isso. 'Glória!' O grito não precisa sempre ser feito em um serviço público, ou pode atrapalhar a audição devota; mas há momentos e lugares em que uma gloriosa explosão de alegria entusiasmada aceleraria a vida ao redor. Os ímpios não estão tão contidos em sua blasfêmia quanto nós estamos em nosso louvor. ”(Spurgeon)
b. Mas regozijem-se todos os que confiam em Ti : Isto é uma permissão , um preceito , uma oração e uma promessa .
Eu. Você tem permissão para alegria. “Você tem aqui um ingresso para os banquetes da alegria. Você pode ser tão feliz quanto você quiser. Você tem permissão divina para gritar de alegria. ”(Spurgeon)
ii. Você tem um preceito , um mandamento de alegria: “Vem, fieis, alegrai-vos. Você descontente resmungões, sai daquele buraco de cachorro! Entre no palácio do rei! Saia do seu dunghills; subir seus tronos. ”(Spurgeon)
iii. Você deve orar por alegria, tanto em si mesmo como nos outros - especialmente servos do SENHOR . “Se você perder sua alegria em sua religião, você será um trabalhador pobre: ​​você não pode dar testemunho forte, você não pode suportar uma dura provação, você não pode levar uma vida poderosa. Na medida em que você mantém a sua alegria, você será forte no Senhor e para o Senhor. ”(Spurgeon)
iv. Você tem uma promessa de alegria: “Deus promete alegria e alegria aos crentes. A luz é semeada para eles: o Senhor transformará a noite deles em dia. ”(Spurgeon)
c. Tu, Senhor , abençoareis os justos; com favor o cercarás : esta é a maior bênção de todos - o favor de Deus. Saber que Deus nos olha com favor e prazer é o maior conhecimento do mundo. Esta é a nossa posição na graça .
Eu. Um escudo não protege nenhuma área do corpo. É grande e móvel o suficiente para cobrir toda e qualquer área do corpo. É uma armadura sobre armadura. É assim que o favor de Deus, nossa posição na graça, nos protege.
ii. Quando Martinho Lutero estava a caminho de enfrentar um cardeal da Igreja Católica Romana para responder pelo que disseram ser seus ensinos heréticos, um dos servos do Cardeal insultou-o dizendo: “Onde você vai encontrar abrigo se seu patrono, o Eleitor da Saxônia? , deve te abandonar? ”Lutero respondeu:“ Sob o abrigo do céu ”.
© 2018 David Guzik - Nenhuma distribuição além do uso pessoal sem permissão
Fonte :  https://enduringword.com/bible-commentary/psalm-5/

Nenhum comentário:

Postar um comentário