terça-feira, 20 de agosto de 2019

SALMO 4 - CONVERSANDO COM DEUS E HOMENS

Este salmo é intitulado, ao músico principal. Com instrumentos de cordas. Salmo de Davi . O título do Salmo indica que foi dirigido ao Músico Chefe , a quem alguns supõem ser o próprio Senhor Deus , e outros supõem ser um líder de coros ou músicos no tempo de Davi, como Heman, o Cantor ou Asafe ( 1 Crônicas). 6:33 , 16:17 e 25 : 6. O título também nos diz que a canção foi deliberadamente escrita para ser acompanhada de instrumentos de cordas, nos quais Davi derramou sua queixa contra inimigos caluniosos e encontrou paz e refúgio em Deus.

A. Davi fala a Deus e aos homens.

1. (1) Davi fala com Deus.

Ouça-me quando eu chamo, ó Deus da minha justiça! 
Você me aliviou em minha aflição; 
Tem misericórdia de mim e ouve a minha oração.
uma. Ouça-me quando eu chamo : Há paixão no choro de Davi. Ele não quer apenas lançar palavras para o céu. Ele precisa da atenção de Deus para o seu problema atual.
IFreqüentemente o poder na oração está faltando porque há pouca paixão na oração. Não é que persuadamos a Deus por demonstrações emocionais, mas Deus quer que nos importemos profundamente com as coisas de que Ele se importa profundamente. O profeta Isaías falou com pesar sobre a falta disso em Israel: E não há ninguém que invoque o seu nome, que se excita para se apoderar de você ( Isaías 64: 7 ). Este é um bom exemplo de David se preparando para se apoderar de Deus.
b. Ó Deus da minha justiça : Davi sabia que a sua justiça vinha de Deus e não de si mesmo. Ele chama o Deus que o faz justo.
c. Você me aliviou ... Tenha piedade de mim : em um padrão familiar, Davi usa a misericórdia do passado como base para ajuda futura. "Deus, eu sei que você não me abençoou até agora para me abandonar, então tenha misericórdia de mim ."
I. “Este é outro exemplo do hábito comum de Davi de invocar misericórdias passadas como base para o favor presente.” (Spurgeon)

2. (2-3) Davi fala aos homens.

Por quanto tempo, ó filhos dos homens, 
você envergonhará a minha glória? 
Quanto tempo você vai amar a inutilidade 
E procurar a falsidade? Sela 
Mas sabei que o Senhor separou para si o que é piedoso; 
Senhor ouvirá quando eu clamar a ele.
uma. Quanto tempo : David fez uma pergunta válida. Até quando o ímpio se manterá em seu caminho? Eles não podem mantê-lo para sempre, então eles podem abandoná-lo agora e ser abençoados.
I. Se nos encontrarmos em um caminho comprometedor, é válido perguntar: “ Quanto tempo ? Se eu estender este curso de ação até sua conclusão lógica e inevitável, onde estarei? Sabendo disso, quanto tempovou brincar com esse pecado?
b. Por quanto tempo, filhos de homens, porventura converterás a minha glória em vergonha? Muitos tentam conectar o Salmo 3 com o Salmo 4 , pensando que isso também foi escrito em conexão com a rebelião de Absalão. Isso está provavelmente incorreto porque o foco neste salmo não é a segurança física de Davi, nem seu reino, mas sua reputação. Homens perversos difamavam Davi.
I. “Neste salmo, o problema é de calúnia e mentiras maliciosas. É a reputação do salmista, e não sua pessoa, que está sendo atacada. ”(Boice)
II. Transforme minha glória em vergonha : Jesus experimentou o que Davi experimentou. Os ímpios tentaram transformar quase todas as coisas gloriosas do Seu ministério em vergonha.
c. SENHOR separou para Si mesmo aquele que é piedoso : Davi sabia que ele e outras pessoas piedosas foram designados para Deus. Existem muitas razões pelas quais definimos as coisas.
·  Nós separamos as coisas para nosso próprio prazer.
·  Nós separamos as coisas para maior pureza.
·  Nós separamos as coisas para um serviço especial.
Eu. Por todas estas razões e mais, Deus nos separa para Si mesmo.
d. Senhor ouvirá quando eu clamar : os ímpios têm um desastre esperando por eles, mas os piedosos têm uma grande recompensa no Senhor . É por isso que Davi sabe que Senhor ouvirá quando eu chamar a ele .
I. Cada cristão deve ter a mesma garantia. Eles devem ter certeza de que Deus ouvirá suas orações. Quando a oração parece ineficaz, vale a pena fazer um inventário espiritual para ver se há uma razão para a oração não respondida. A Bíblia nos diz que há muitas razões pelas quais a oração não pode ser respondida.
·  Não permanecer em Jesus ( João 15: 7 ).
·  Incredulidade ( Mateus 17: 20-21 ).
·  Falha em jejuar ( Mateus 17:21 ).
·  Um mau relacionamento matrimonial ( 1 Pedro 3: 7 ).
·  Pecado não confessado ( Tiago 5:16 ).
·  Mentira e Engano ( Salmos 17: 1 ).
·  Falta de leitura da Bíblia e ensino bíblico ( Provérbios 28: 9 ).
·  Confiando na duração ou forma de oração ( Mateus 6: 7 ).

B. David fala para si mesmo.

1. (4-5) Davi se acalma diante do Senhor.

Fique com raiva e não peca. 
Medite dentro do seu coração em sua cama e fique quieto. Selá 
Ofereça os sacrifícios da justiça 
e confie no SENHOR .
a. Fique zangado e não peque : Com a impiedade ao seu redor, Davi tinha motivos para estar zangado, mas não tinha motivos para pecar . Ele lembra a si mesmo para não pecar em sua ira e encontrar consolo em meditação diante do Senhor .
b. Medite em seu coração : Davi fala da prática cristã da meditação, não da prática oriental da meditação. Na meditação cristã, enchemos nosso coração e mente com a palavra de Deus. Na meditação oriental, a idéia é esvaziar o coração e a mente, deixando-a aberta para espíritos enganadores.
c. Ofereça os sacrifícios da justiça e confie no Senhor : Davi sabia o valor da observância religiosa ( ofereça os sacrifícios ), mas também sabia que não podiam substituir a confiança no Senhor . Quando a observância religiosa é conjugada com a verdadeira confiança em Deus, nos aproximamos de Deus e experimentamos os benefícios de nos aproximarmos.

2. (6-8) Davi recebe bênção de Deus.

 muitos que dizem: “Quem nos mostrará qualquer bom?” 
Senhor , levante a luz do teu rosto sobre nós. 
Você colocou alegria no meu coração, 
Mais do que na estação que o seu grão e vinho aumentaram. 
Eu me deitarei em paz e durmo; 
Somente para ti, ó Senhor , faz-me habitar em segurança.
aQuem nos mostrará algum bem? A voz do ímpio cínico ecoa no ouvido de Davi. Depois da contínua decepção do homem, começa-se a duvidar se Deus nos mostrará algum bem .
b. Senhor , levante a luz do Seu semblante sobre nós : Apesar do que os cínicos dizem ou pensam, Davi confia que o SENHOR lhe mostrará bem.
Eu. Ele afirma isto sobre a promessa de bênção do Aarônico em Números 6: 24-26 :
SENHOR te abençoe e te guarde; 
SENHOR faça resplandecer o seu rosto sobre ti, 
e tenha misericórdia de ti; 
SENHOR 
 levante o seu rosto sobre você 
e dê-lhe paz.
c. Você colocou alegria no meu coração : Quando sabemos que o rosto de Deus brilha favoravelmente sobre nós, isso coloca alegria no coração. Embora Davi estivesse aflito, atormentado por homens ímpios ao redor, ele ainda podia ter alegria em seu coração, porque o Senhor o colocou ali.
d. Mais do que na estação que o grão e o vinho aumentaram : o ímpio pode ser feliz quando o dinheiro está chegando e tudo é próspero. Davi pode ser feliz mesmo em tempos angustiantes, porque o SENHOR  alegrou-se em seu coração.
e. Eu me deitarei em paz e durmo : David pode dormir bem à noite, mesmo em momentos aflitivos e cercado pelos ímpios. Ele dorme bem porque sua segurança é do Senhor , não das circunstâncias ou mesmo dos sentimentos.
Eu. Podemos imaginar um homem deitado para dormir, atormentado por tudo o que seus inimigos ou pretensos amigos dizem sobre ele. Davi poderia ser aquele homem, mas ele confia no SENHOR . Ele tem uma alegria que o mundo não pode tirar, mesmo com todas as suas calúnias e mentiras.
ii. Em seus provérbios do Almanaque do Pobre Ricardo , Ben Franklin tinha alguns bons conselhos: “Como não posso governar minha própria língua, mas dentro de meus próprios dentes, como posso esperar governar as línguas dos outros?”
f. Pois só tu, ó SENHOR , me fazes morar em segurança : G. Campbell Morgan salienta que a ideia aqui não é que seja o SENHOR e nenhum outro. Em vez disso, a ideia é que Davi encontra segurança na solidão com Deus.
I. “O pensamento da palavra sozinho é ' na solidão ' ou como Rotherham a torna ' em reclusão '; e a palavra se refere ao que vai dormir. Esta é uma concepção gloriosa do sono. Jeová reúne a alma confiante em um lugar de segurança, tirando-a de todas as coisas que perturbam ou assediam… a criança experimentada e cansada de Seu amor é pavimentada em Sua paz. ”(Morgan)
© 2018 David Guzik - Nenhuma distribuição além do uso pessoal sem permissão
Traduzido do google tradutor

Nenhum comentário:

Postar um comentário