sexta-feira, 23 de agosto de 2019

SALMO 7 - CONFIANÇA NA LIBERTAÇÃO DE DEUS

O título hebraico para este salmo diz: Uma meditação de Davi, que ele cantou ao Senhor sobre as palavras de Cush, um benjaminita . A Nova Versão King James traduz a palavra hebraica " Shiggaion " como meditação , embora a palavra seja difícil de traduzir e é usada em outros lugares apenas em Habacuque 3 : 1. A ocasião específica não é facilmente conectada com um evento registrado nos livros históricos da Bíblia. Antigo Testamento; pode ser uma referência velada às acusações de Simei contra Davi em 2 Samuel 16: 5 ou às calúnias de Saul contra Davi. Mais provavelmente este Cush, um Benjaminiteera simplesmente outro partidário de Saul contra Davi. O Salmo contém tanto o grito de angústia de Davi quanto a confiança na libertação de Deus.

A. Davi implora por libertação.

1. (1-2) Um fundamento cheio de confiança.

Senhor Deus meu, em ti confio; 
Salve-me de todos aqueles que me perseguem; 
E me entregar, 
para que não se me rasgar como um leão, 
Rending me em pedaços, enquanto  quem o livre.
uma. Em ti coloco a minha confiança : Quando Davi estava sob ataque de Cush, o benjamita, tudo em que ele podia confiar era Deus. Todos os outros apoios desapareceram, mas ele não precisava de outro apoio.
Eu. “Nada é conhecido de Cush ; mas da rebelião de Abasalom surgiu que Benjamim, a tribo de Saul, tinha alguns inimigos amargos de Davi ( 2 Samuel 16: 5 e seguintes : 20: 1ss ). ”(Kidner)
ii. “É fácil entender como a calúnia descrita no salmo poderia ter emergido da hostilidade latente desta tribo.” (Boice)
iii. Alguns acreditam que este Cush era realmente Saul ou Shimei. “Cush era supostamente o próprio Shimei ou Saul, e foi chamado assim por causa de sua pele morena (Cush significa Africano) ou como uma piada, por causa de sua beleza pessoal.” (Maclaren)
b. E me entregue : Às vezes a força de Deus é evidente em ajudar através de uma provação. Outras vezes é evidente em nos libertar das provações. Davi foi persuadido de que Deus queria libertá-lo deste julgamento.
Eu. Ser difamado é um julgamento severo. “Parece provável que Cush, o benjaminita, tenha acusado Davi a Saul de conspiração traidora contra sua autoridade real. Este o rei estaria pronto o suficiente para creditar, tanto de seu ciúme de Davi, e da relação que provavelmente existia entre ele, o filho de Kish, e este Cush, ou Kish, o Benjaminita ... Isto pode ser chamado de Canção de o calvário santo . ”(Spurgeon)
c. Para que não me rasguem como um leão : Davi acreditava que haveria graves conseqüências se ele não fosse libertado desses inimigos semelhantes a leões.
Eu. Esse entendimento deu a David urgência na oração. Deus às vezes permite circunstâncias difíceis, então eles despertarão essa urgência em nós.
ii. “Será bom para nós aqui lembrarmos que esta é uma descrição do perigo ao qual o salmista foi exposto de línguas caluniosas. Em verdade, este não é um quadro exagerado, pois as feridas de uma espada se curam, mas as feridas da língua cortam mais fundo que a carne e não são logo curadas. ”(Spurgeon)
iii. David também sabia como era superar um leão. “A metáfora do leão é comum nos salmos atribuídos a Davi, e é, de todo modo, natural na boca de um pastor rei, que havia tomado um leão pela barba.” (Maclaren)

2. (3-5) A alegação de inocência.

Senhor meu Deus, se eu fiz isto: 
Se há perversidade nas minhas mãos, 
Se eu ter reembolsado o mal àquele que tinha paz comigo, 
ou se despojei o meu inimigo sem causa, 
deixe que o inimigo me perseguir e ultrapassar -me ; 
Sim, deixe-o pisar a minha vida na terra, 
e coloque minha honra no pó. Selah
uma. Se há iniqüidade em minhas mãos : Com estas palavras, Davi não reivindicou a perfeição sem pecado. Em vez disso, ele simplesmente rejeitou a ideia de equivalência moral entre ele e seus inimigos.
Eu. “Embora David se expresse como talvez não o fizéssemos, suas palavras não significam que ele é perfeito, apenas que ele é inocente do crime de que foi acusado. A questão não é se David era moralmente perfeito, mas se ele era inocente dessa calúnia em particular. ”(Boice)
ii. “Do Salmo aprendemos a natureza das acusações que ele fez contra Davi. Eram eles: que ele se apropriara de despojos que, com razão, pertenciam ao rei; que ele havia retornado mal para o bem; e que ele cobrou algum preço por alguma generosidade. ”(Morgan)
b. Para que o inimigo não me persiga e me alcance : Davi sabia que seus inimigos estavam com sede de sua derrota. Ele estava tão confiante em sua justiça em comparação com seus inimigos que ele estava disposto a ser entregue ao seu desejo se eles estivessem certos.

B. O julgamento justo de Deus.

1. (6-7) Um apelo pela justa intervenção de Deus.

Levanta-te, Senhor , na tua ira; 
Levante-se por causa da ira dos meus inimigos; 
Levanta-te para o julgamento que ordenaste! 
E a congregação dos povos te cercará; 
Por causa deles, portanto, retorne para o alto.
uma. Levanta-te, SENHOR , na tua ira : Davi acreditou que Deus era um ser de paixões humanas como a ira. Davi também acreditava que as paixões de Deus estavam em seu favor; ele acreditava que Deus estava ou ficaria bravo por ele em vez de contra ele.
Eu. É um erro acreditar que Deus não tem paixões. Porque Ele é Deus, podemos dizer que essas paixões não são exatamente como suas contrapartes humanas; no entanto, eles certamente são um pouco como eles. Deus não é frio, distante e desapaixonado.
ii. No entanto, também é um erro assumir que as paixões de Deus estão sempre conosco ou apóiam nossa opinião. Muitos fanáticos perigosos foram erroneamente inspirados pela garantia equivocada de que Deus era para eles quando Ele não estava.
b. Levanta-te ... levanta-te para mim : Davi acreditava que Deus era para ele e para a sua causa; no entanto, ele não manteve essa crença passivamente. Ele orou ativamente pela realização do que ele acreditava ser a vontade de Deus.
c. Por causa deles, portanto, retorne para o alto : a oração de Davi por proteção e defesa não foi fundamentalmente egoísta. Ele sabia que seu destino estava vitalmente ligado ao bem-estar do povo de Deus. Foi em grande parte por causa deles, em benefício da congregação.

2. (8-10) defesa de Davi.

SENHOR julgará os povos; 
Julga-me, Senhor , segundo a minha justiça 
e segundo a minha integridade. 
Oh, que a maldade dos ímpios chegue ao fim, 
Mas estabeleça o justo; 
Para o justo Deus testa os corações e mentes. 
Minha defesa é de Deus, 
que salva os retos de coração.
uma. SENHOR julgará os povos; julgue-me, ó SENHOR : Essa foi a atitude que protegeu Davi da presunção. Ele honestamente convidou o julgamento e a correção de Deus.
Eu. Por isso, Davi pediu a bênção de Deus de acordo com a minha justiça e de acordo com a minha integridade dentro de mim. Com efeito, ele orou: "Senhor, na medida em que eu sou justo diante de você, então abençoe-me e proteja-me dos meus inimigos."
ii. Quando Davi ansiava por justiça, não é que Ele queria um julgamento final e perfeito diante de Deus; ele procura justiça no nível terreno, justiça entre ele e seu falso acusador.
b. Deixe a maldade dos ímpios chegar ao fim, mas estabeleça o justo : Isto revela mais do coração da oração de Davi. Mais do que tudo, ele orou para que Deus fosse justo. Nesse sentido, Davi não orou por favoritismo especial com Deus; Ele orou para que Deus fosse justo e procurou seu próprio coração para ajudar a colocá-lo no direito diante de Deus.
Eu. David parecia orar aqui além de suas próprias necessidades pessoais. “Há uma grande amplitude de visão aqui, revelando uma preocupação pela justiça universal que sempre foi o motivo por trás dos apelos pessoais de Davi por vindicação.” (Kidner)
c. Minha defesa é de Deus : Davi sabia que ele estava em desvantagem significativa diante de seus inimigos e tinha que confiar na defesa que é de Deus.
Eu. Com sua confiança em Deus, Davi fez “Lançar calúnias, como Paulo fez a víbora; sim, num santo desdém, ri deles ”(Trapp).

3. (11-13) Deus, o juiz justo.

Deus é um juiz justo, 
e Deus está zangado com os iníquos todos os dias. 
Se ele não voltar, 
Ele afiará a espada; 
Ele dobra seu arco e o prepara. 
Ele também prepara para si instrumentos de morte; 
Ele faz Suas flechas em flechas de fogo.
uma. Deus é um juiz justo : o apelo anterior de Davi ao teste do homem por parte de Deus ( Salmo 7: 9 ) fez com que ele pensasse na justiça de Deus. Ele declarou este princípio fundamental: Deus é um juiz justo.
Eu. Esta é uma verdade comum e perigosamente rejeitada sobre Deus. Muitos antecipam que um dia estarão diante de um Deus de grande amor, grande misericórdia, grande calor e grande generosidade. Eles nunca imaginam que estarão diante de um Deus que é perfeitamente justo e que não pode ignorar o crime do pecado.
ii. Podemos dizer que o pecado é um crime; que quebra a boa e santa lei de Deus. E enquanto todos os pecados não são igualmente pecaminosos (alguns pecados são piores do que outros e receberão uma condenação maior, Mateus 23:14 ), ainda assim não existem pequenos pecados contra um grande Deus.
iii. A justiça de Deus é fácil de entender se simplesmente nos compararmos com o que esperamos de um juiz terreno. Não achamos certo ou bom se um juiz humano desculpa o crime em nome da compaixão; Esperamos que os juízes sejam justos. No entanto, muitos estão absolutamente confiantes de que Deus será um juiz injusto no Dia do Juízo. Eles estão tão confiantes nisso que erroneamente confiam nessa ideia para a salvação deles. Davi sabia a verdade: Deus é um juiz justo.
b. Ele está zangado com os iníquos todos os dias : Adam Clarke acreditava que uma tradução mais precisa do Salmo 7:11 é: “Ele não está com raiva todos os dias”. Ele escreve: “A massa de evidências sustenta a última leitura. Chaldee primeiro corrompeu o texto fazendo a adição, com os ímpios , que nossos tradutores seguiram ”.
Eu. Se o original é tomado como mais correto, “Parece que o sentido é que existem instâncias diárias no mundo do favor de Deus para com seu povo; como também do seu desprazer contra os ímpios, que são freqüentemente visitados pelos juízos dolorosos, e levados em seus pecados. ”(Horne)
c. Ele afiará a espada dele; Ele dobra Seu arco e o prepara : Davi considerou a prontidão de Deus para julgar o pecador. Davi viu a espada afiada e o arco dobrado. Com Deus tão pronto para julgar, o pecador nunca deve presumir que Deus retardará seu julgamento.
Eu. Este é outro erro fatal cometido por muitos que vêem Deus atrasar o julgamento merecido de misericórdia e confundi-lo com a idéia de que Deus não está preocupado com a justiça.
ii. Em vez disso, deve-se perguntar: Por que Deus retém a aplicação imediata da justiça? É porque:
·  O pecador não é realmente culpado?
·  A lei não é realmente clara?
· A  humanidade, de fato, realmente merece tal misericórdia?
·  Deus não é poderoso o suficiente para trazer justiça?
·  Deus não é realmente justo?
iii. Nada disso é verdade. Em vez disso, a espada é afiada e o arco é dobrado. A única coisa que retém o julgamento imediato de Deus contra o pecador é a imerecida misericórdia de Deus, dando ao pecador um período de tempo desconhecido para se arrepender. Tal misericórdia nunca deveria ser presumida. “Eu disse, ele vai fazer isso? Não, ele já fez isso; a sua espada está traçada, o seu arco está dobrado e as flechas estão preparadas e prontas para serem baleadas ”(Poole).
iv. “A cláusula em 12a, Se um homem não se arrepende , revela o que Deus estava esperando quando Ele parecia apenas dilatório.” (Kidner)
d. Instrumentos da morte ... flechas em flechas de fogo : Esta poderosa imagem poética comunica a severidade do julgamento de Deus, esperançosamente fornecendo outro incentivo ao arrependimento.
Eu. “A ira de Deus pode ser lenta, mas sempre é certa. Em segurança irrefletida, o homem quer e desperdiça as preciosas horas; ele não sabe que toda transgressão estabelece uma nova vantagem sobre a espada, a qual está continuamente aguçando sua destruição. ”(Horne)

C. A resolução do assunto.

1. (14) A maldade dos ímpios.

Eis que o ímpio traz iniqüidade; 
Sim, ele concebe problemas e produz falsidade.
uma. Eis que o ímpio traz iniqüidade : essa afirmação aparentemente óbvia é importante. Isso mostra que um coração perverso se mostrará em atos iníquos.
Eu. Esses atos perversos podem ter a cobertura da respeitabilidade, mas, mesmo assim, serão cheios de iniqüidade (como foi o caso dos fariseus dos dias de Jesus).
b. Ele concebe problemas e traz falsidade : Isto mostra a fonte do pecado - de dentro do pecador. O pecador faz nascer o pecado como uma mãe dá à luz filhos - de dentro.

2. (15-16) Deus lida com os ímpios.

Ele fez uma cova e cavou isto, 
E caiu na vala que ele fez. 
O seu problema voltará sobre a sua cabeça, 
e o seu trato violento descerá sobre a sua coroa.
uma. Caído na vala que ele fez : Isso mostra um método comum de distribuição de justiça de Deus. Ele freqüentemente traz a mesma calamidade sobre os ímpios que eles planejaram para os justos.
Eu. “Deus é justo. O caminho da maldade não pode prosperar. Cria sua própria destruição. O poço cavado é o túmulo do homem que o escava. ”(Morgan)
ii. “Este é apenas o modo altamente metafórico de dizer que um pecador nunca faz o que ele pretende fazer, mas que no final de todos os seus planos é decepção.” (Maclaren)
b. Seu trato violento cairá sobre sua própria coroa : Dois exemplos entre muitos na Bíblia são o destino de Hamã, o inimigo de Mordecai e dos judeus, e os inimigos de Daniel na cova dos leões.
Eu. “Mergulhos que desperdiçaram tantos tuns de vinho não podem agora obter água, nem um pote de água, nem um punhado de água, nem uma gota de água, para resfriar sua língua. Uma justa recompensa! Ele não dava migalha; ele não terá uma gota. ”(Spurgeon)

3. (17) A resposta de louvor.

Louvarei ao SENHOR segundo a sua justiça 
e cantarei louvores ao nome do SENHOR Altíssimo.
uma. Louvarei ao SENHOR segundo a Sua justiça : Davi foi suficientemente sábio para louvar a Deus segundo a sua justiça e não a sua própria.
Eu. Embora Davi tenha apelado a Deus neste salmo com base em sua bondade comparativa, essa não foi uma oração farisaica. Davi sabia a diferença entre a sua relativa justiça e a justiça digna e louvável de Deus.
b. E cantar louvores ao nome do SENHOR Altíssimo : Davi pôs fim a este salmo - que começou na penumbra - com grande nota de louvor. Ele pôde louvar porque levou sua causa a Deus e, com fé, a deixou lá.
© 2018 David Guzik - Nenhuma distribuição além do uso pessoal sem permissão


Nenhum comentário:

Postar um comentário