segunda-feira, 19 de agosto de 2019


SALMO 3 - PAZ NO MEIO DA TEMPESTADE

Este é o primeiro Salmo com um título: Um Salmo de Davi quando ele fugiu de Absalão, seu filho . James Montgomery Boice ressalta que, como os títulos dos Salmos estão no texto canônico da Bíblia hebraica, “devem ser levados com absoluta seriedade por toda parte”. Os eventos estão registrados em 2 Samuel, 15-18, mas o coração de Davi, em esse tempo difícil é registrado neste Salmo.

A. O problema de Davi e a ajuda de Deus.

1. (1-2) O que aqueles que perturbaram Davi fizeram.

Senhor , como eles aumentaram quem me perturbou! 
Muitos são eles que se levantam contra mim. 
Muitos são os que dizem de mim: 
“Não há ajuda para ele em Deus”.
uma. Como aumentaram os que me perturbam : Ao escrever este salmo, Davi teve muitos problemas. Seu próprio filho liderou o que parecia ser uma rebelião bem-sucedida contra ele. Muitos de seus amigos e associados anteriores o abandonaram e se juntaram às fileiras daqueles que o perturbavam (2 Samuel 15:13).
b. Não há ajuda para ele em Deus : a situação de Davi era tão ruim que muitos sentiam que ele estava além da ajuda de Deus. Aqueles que disseram isso provavelmente não sentiram que Deus era incapaz de ajudar Davi; eles provavelmente sentiam que Deus não estava disposto a ajudá-lo. Eles olharam para o pecado passado de Davi e imaginaram: “Isso é tudo o que ele merece de Deus. Não há ajuda para ele em Deus .
Eu. Simei foi um exemplo de alguém que disse que Deus era contra Davi e que ele estava apenas recebendo o que merecia (2 Samuel 16: 8). Esse pensamento foi o mais doloroso de todos para Davi - o pensamento de que Deus poderia estar contra ele e que não há ajuda para ele em Deus .
ii. “Se todas as provações que vêm do céu, todas as tentações que sobem do inferno, e todas as cruzes que surgem da terra, pudessem ser misturadas e pressionadas juntas, elas não fariam uma prova tão terrível quanto a que está contida neste versículo. É a mais amarga de todas as aflições a ser levada a temer que não há ajuda para nós em Deus. ”(Spurgeon)

2. (3-4) O que Deus fez por Davi no meio do problema.

Mas tu, SENHOR , és um escudo para mim, a 
minha glória e o que levanta a minha cabeça. 
Clamei ao SENHOR com a minha voz, 
e ele me ouviu do seu monte santo. Selah
uma. Tu, SENHOR , és um escudo para mim . Embora muitos tenham dito que Deus não havia ajuda para ele, Davi sabia que Deus era o seu escudo . Outros - até mesmo muitos outros - não podiam abalar a confiança de David em um Deus de amor e ajuda.
Eu. Sob o ataque de um inimigo astuto e implacável, David precisava de um escudo . Ele sabia que Deus era seu escudo. Esta não foi uma oração pedindo a Deus para cumprir isso; esta é uma forte declaração de fato: tu, ó SENHOR , és um escudo para mim .
b. Minha glória e Aquele que levanta minha cabeça : Deus era mais do que a proteção de Davi. Ele também foi quem colocou Davi em um lugar mais alto, levantando a cabeça e mostrando-lhe a glória. Não havia nada glorioso ou levantar a cabeça nas circunstâncias de Davi, mas havia em seu Deus.
Eu. Os homens encontram a glória em todos os tipos de coisas - fama, poder, prestígio ou posses. Davi encontrou a sua glória no SENHOR . “Oh, minha alma, tu fizeste a Deus a tua glória? Outros se orgulham de sua riqueza, beleza, posição, realizações: você encontra em Deus o que eles encontram neles? ”(Meyer)
c. Eu clamei ao Senhor com a minha voz : “Certamente, orações silenciosas são ouvidas. Sim, mas os bons homens freqüentemente acham que, mesmo em segredo, oram melhor em voz alta do que quando não emitem nenhum som vocal. ”(Spurgeon)
d. Ele me ouviu do seu monte sagrado : Outros disseram que Deus não queria nada com Davi, mas ele poderia gloriosamente dizer: “ Ele me ouviu .” Embora Absalão tenha tomado Jerusalém e forçado Davi a sair do palácio, Davi sabia que não era Absalão. entronizado no monte santo de Deus . O próprio SENHORainda mantinha aquela terra e ouvia e ajudava Davi de Seu santo monte .

B. Bênção de e para Deus.

1. (5-6) Deus abençoa Davi.

Deitei-me e dormi; 
Acordei, porque o Senhor me sustentou. 
Eu não terei medo de dez milhares de pessoas 
que criaram -se contra a minha volta.
uma. Deitei-me e dormi; Acordei : Davi usou os dois como evidência da bênção de Deus. O sono era uma bênção, porque David estava sob uma pressão tão intensa das circunstâncias da rebelião de Absalão que o sono poderia ser impossível, mas ele dormiu . Acordar foi outra bênção porque muitos se perguntaram se Davi viveria para ver um novo dia.
Eu. “Realmente deve ter sido um travesseiro macio, na verdade, que poderia fazê-lo esquecer seu perigo, que então teve um exército tão desleal em suas costas, caçando-o.” (Gurnall, citado em Spurgeon)
ii. Deus nos sustenta em nosso sono, mas nós tomamos isso como garantido. Mas pense nisso: você está dormindo, inconsciente, morto para o mundo - mas você respira, seu coração bombeia, seus órgãos operam. O mesmo Deus que nos sustenta durante o sono nos sustentará em nossas dificuldades.
b. Não terei medo de dez milhares de pessoas : com Deus sustentando-o, Davi poderia resistir a qualquer inimigo. Antes de ser escrito, Deus conhecia a verdade de Romanos 8:31: Se Deus é por nós, quem pode ser contra nós?

2. (7-8) Davi abençoa a Deus.

Levanta-te, ó Senhor ; 
Salve-me, ó meu Deus! 
Pois tu feriste todos os meus inimigos na face do rosto; 
Você quebrou os dentes dos ímpios. 
A salvação pertence ao SENHOR . 
Sua bênção está sobre o seu povo. Selah
uma. Levanta-te, ó SENHOR ... Pois feriste todos os meus inimigos : a mente de Davi era tanto no que ele confiava em Deus ( Salve-me, ó meu Deus ) quanto no que Deus havia feito ( feriu todos os meus inimigos ... quebrou os dentes dos ímpios) ). Saber o que Deus havia feito dá a Davi confiança no que o Senhor faria .
b. Levanta-te, ó Senhor : Isto lembrou as palavras de Números 10:35, onde Moisés usou esta frase como os filhos de Israel acamparam no deserto. Era uma frase militar , pedindo a Deus para ir tanto defender Israel e levá-los à vitória.
c. Quebrou os dentes do ímpio : Esta metáfora vívida é usada também no Salmo 58: 6. Fala da dominação total e derrota do inimigo. David procurou proteção nesse Salmo, mas mais do que proteção - ele buscou a vitória . Não foi o suficiente para David sobreviver à ameaça ao reino. Ele tinha que ser vitorioso sobre a ameaça, e ele faria com a bênção de Deus.
d. A salvação pertence ao SENHOR : Davi entendeu que a salvação - tanto no sentido supremo quanto imediato - era propriedade de Deus. Não é propriedade de nenhuma nação ou seita, mas do SENHOR Deus. Para ser salvo, é preciso lidar com o próprio Senhor .
e. Sua bênção está sobre o Seu povo : Isso mostrou o coração de Davi em um momento de calamidade pessoal . Ele não estava preocupado apenas com a mão de Deus sobre si mesmo, mas sobre todo o povo de Deus. Ele não orou pela preservação e vitória no julgamento com Absalão só por si, mas porque era melhor para a nação.
© 2018 David Guzik - Nenhuma distribuição além do uso pessoal sem permissão

SALMO 2 - O REINO DO SENHORUNGIDO 'S

Como muitos Salmos, o tema do Salmo 2 é enfatizado no verso final. Podemos desafiar a Deus e perecer, ou nos render a Ele e sermos abençoados. O próprio Salmo não identifica seu autor, mas Atos 4: 25-26 atribui claramente a Davi.

A. A raiva das nações e o riso de Deus.

1. (1-3) As nações rebeldes.

Por que as nações se enfurecem 
E as pessoas planejam coisas vãs? 
Os reis da terra se levantam, 
e os governantes consultam juntos 
contra o SENHOR e contra o seu ungido, dizendo:
Rompamos as suas ataduras, 
e sacudamos de nós as suas cordas.
uma. Por que as nações se enfurecem : o salmista parece genuinamente mistificado. As nações não têm motivo para se irarem contra Deus, e não têm nenhum benefício em ir contra ele. Sua oposição contra Deus nada mais é do que uma coisa vã .
b. Os governantes tomam conselho juntos : Desde a época de Babel, os homens continuam se unindo contra Deus. Eles sentem que dois ou mais homens unidos contra Deus têm uma chance melhor do que um homem contra Deus.
c. Contra o SENHOR e contra o seu ungido : eles se opõem ao SENHOR e ao seu ungido. Ungido fala do Cristo, o Ungido. Visto que Jesus é a representação perfeita do Pai ( João 10:30 , 14: 9 ) se você se opuser a Deus o Pai, você se opõe a Jesus. Se você se opuser a Jesus, você se opõe a Deus, o Pai.
d. Quebremos as suas ataduras : aqueles que se opõem ao Senhor e ao seu ungido pensam em Deus como portador de escravidão. Essa atitude é evidência de insanidade espiritual porque Deus é um destruidor de escravos, não um portador de escravidão.
Eu. “Para um pescoço sem graça, o jugo de Cristo é intolerável, mas para o pecador salvo é fácil e leve ... Podemos nos julgar por isso, amamos esse jugo, ou desejamos lançá-lo de nós?” (Spurgeon)

2. (4-6) O riso do Senhor do céu.

Quem senta no céu rirá; 
O SENHOR os escarnecerá . 
Então ele lhes falará na sua ira, 
e os angustiará no seu profundo desagrado: 
“Pus o meu rei 
no meu santo monte de Sião”.
uma. Aquele que está sentado no céu rirá : Deus olha o modo como o homem trama contra Ele e Ele ri. Deus não tem medo ou está confuso ou deprimido com a oposição do homem. Deus ri disso.
Eu. Deus ri porque se senta no céu . Ele se senta como o Grande Rei em um trono glorioso. Ele não está andando de um lado para o outro na sala do trono do céu, imaginando o que deveria fazer em seguida. Deus está em perfeita paz e segurança.
ii. Deus ri porque se senta no céu . Não é um trono terrestre que ele ocupa; é o trono do céu com autoridade sobre toda a criação. O que o céu tem que temer da terra?
iii. “Deus não tremula. Ele não se esconde atrás de uma vasta muralha celestial, contando o inimigo e calculando se ele tem ou não força suficiente para enfrentar esse novo desafio ao seu reino. Ele nem sequer se levanta de onde está sentado. Ele simplesmente "ri" desses grandes imbecis. "(Boice)
iv. “Esse riso zombador de Deus é o conforto de todos aqueles que amam a justiça. É o riso do poder da santidade; é o riso da força do amor. Deus não exulta com os sofrimentos dos homens pecadores. Ele zomba de todas as ostentações e violências de quem procura evitar a realização de Sua vontade. ”(Morgan)
b. O Senhor os ridicularizará : Ao longo dos séculos, muitos se opuseram a Deus e a Seu Reino em Jesus Cristo. Cada um desses oponentes será frustrado e esmagado.
Eu. Um exemplo famoso de um adversário do cristianismo foi o imperador romano Diocleciano ( 245-313 dC ). Ele era um inimigo tão determinado dos cristãos que perseguiu a igreja impiedosamente e imaginou que havia derrotado o cristianismo. Ele recebeu uma medalha com esta inscrição: "O nome do cristianismo se extinguindo".
ii. Diocleciano também montou dois monumentos na fronteira de seu império com estas inscrições:
Diocleciano Joviano Maximiano Herculeus Caesares Augusti por ter estendido o Império Romano no leste e no oeste e por ter extinguido o nome dos cristãos que arruinaram a República
Diocleciano Joviano Maximiano Herculeus Caesares Augusti por ter em todos os lugares abolido a superstição de Cristo por ter estendido a adoração dos deuses
iii. Diocleciano está morto e desaparecido, uma nota de rodapé nas páginas da história. A fama e glória de Jesus Cristo estão espalhadas por toda a terra. O SENHOR os escarnecerá .
c. Ele lhes falará em Sua ira : Deus ri no céu, mas não permanece inativo. Ele ri, mas ele não apenas ri. Antes de agir contra o homem desafiador, primeiro falacom eles.
Eu. Isso mostra a grande misericórdia de Deus. Ele tem toda razão e todo direito de simplesmente agir contra o homem desafiador. O amor e a misericórdia compelem Deus a falar uma palavra de advertência antes de agir.
d. Eu pus o Meu Rei no meu santo monte de Sião : Deus quer que o homem desafiador saiba que Ele estabeleceu um Rei . Os homens desafiadores mais próximos em vista no Salmo são reis e governantes, e Deus especialmente quer que eles saibam que existe um Rei maior do que eles. O Rei de Deus é estabelecido ( estabelecido ) e estabelecido em Jerusalém ( Sião ).

B. O decreto de Deus para as nações.

1. (7-9) O decreto do Filho.

Declararei o decreto: 
O SENHOR me disse 
: Tu és meu Filho, 
hoje te gerei. 
Pede-me, e eu vou dar Você
As nações para sua herança, 
e os confins da terra para sua posse. 
Tu os quebrareis com uma vara de ferro; 
Tu os despedaçarás como o vaso de oleiro. '”
uma. Eu declararei o decreto : A seguinte passagem indica que este é o próprio Ungido do Senhor falando. Ele irá declarar o decreto que Deus o Pai falou com ele.
b. Tu és Meu Filho, hoje te gerei : o Ungido do Senhor recorda o que Deus Pai lhe falou, identificando-o como o Filho do Pai e enfatizando Sua posição como gerada pelo Pai.
Eu. O escritor aos Hebreus cita esta passagem em Hebreus 1: 5 como evidência da divindade de Jesus e superioridade a todos os anjos. Ele menciona o nome mais excelente que Jesus recebeu, maior do que todos os anjos. Este é o "nome" Filho . Embora os anjos às vezes sejam chamados de filhos de Deus em um sentido genérico ( Jó 1: 6 ), o Pai nunca disse “ Meu Filho ” a qualquer anjo em um sentido específico. Isso é reservado para Deus, o Filho, a Segunda Pessoa da Trindade.
ii. Gerado também é uma ideia importante, em contraste com o criado . Jesus não foi criado; antes, Ele criou tudo o que foi criado ( Colossenses 1: 16-17 ). Begotten descreve uma relação entre dois seres da mesma natureza essencial e ser, mas criamos coisas de um ser e natureza essenciais diferentes de nós mesmos. Um homem cria uma estátua mas gera uma criança.
c. Eu te darei as nações por herança ; o Ungido do Senhor sustém as nações como herança. Ele governará sobre todas as nações e todo julgamento estará comprometido com Ele ( João 5:22 ).
Eu. Apocalipse 11:15 descreve uma consumação emocionante desta herança: Então o sétimo anjo tocou a trombeta: E houve vozes altas no céu, dizendo: “Os reinos deste mundo se tornaram os reinos do nosso Senhor e do Seu Cristo, e Ele reinará. Para sempre e sempre!"
d. Você deve quebrá-los com uma vara de ferro : O Ungido do Senhor tem tal poder sobre as nações que eles são como potes de barro que ele pode quebrar com um golpe de uma vara de ferro . Isso mostra por que é tão insensato para as nações desafiar o SENHOR e seu Ungido. Não há razão nem benefício para sua oposição desafiadora.

2. (10-12) O decreto para as nações sobre o Filho.

Agora, pois, sê sábio, ó reis; 
Seja instruído, você julga da terra. 
Servi ao SENHOR com temor, 
e regozije-se com o tremor. 
Beije o Filho, para que ele não fique com raiva, 
e você pereça no caminho, 
quando a sua ira se acender, mas um pouco. 
Blessed são todos aqueles que depositam sua confiança nEle.
uma. Sê prudente, ó reis : Após as palavras de advertência do Ungido do Senhor , o salmista aconselha os reis da terra a desistir de seu tolo desafio ao Senhor .
b. Sirva ao SENHOR com temor e regozije-se com tremor : O salmista chama os reis da terra a se renderem a Deus, dando-Lhe a devida reverência. Nesse lugar submetido e renunciado, eles podem se alegrar - ainda que com tremorapropriado .
c. Beijar o Filho : Isto principalmente tem em mente o beijo da submissão, onde um dignitário recebe o humilde beijo de um inferior. Também sugere o afeto queDeus quer em relação a ele. Deus quer que reconheçamos nosso devido lugar diante dEle, mas também nos regozijamos Nele e nos afetemos em nosso relacionamento.
Eu. “Beijar era o sinal de subjugação e amizade .” (Clarke)
ii. Se os reis e juízes da terra são ordenados a humilhar-se diante do Ungido do Senhor , reconhecendo Sua total superioridade, então, qual de todos nós? Falar aos reis e juízes inclui, portanto, toda a humanidade.
d. Bem-aventurados todos aqueles que confiam Nele : Aqueles que desafiam a Deus são quebrantados , mas os que dependem Dele são abençoados . O salmista deixa a escolha com todos: quebrado ou abençoado?
© 2018 David Guzik - Nenhuma distribuição além do uso pessoal sem permissão


SALMO 1 - O CAMINHO DOS JUSTOS E O CAMINHO DOS ÍMPIOS

O versículo seis apresenta uma chave para entender este Salmo: “Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá”. Neste Salmo, o caminho dos justos e o caminho dos ímpios são contrastados.

A. O caminho dos justos

1. (1) O que o homem justo não faz.

Bem - aventurado o homem 
que não anda no conselho dos ímpios, 
nem permanece no caminho dos pecadores, 
nem se senta no lugar dos desdenhosos;
uma. Bendito é o homem : Bendito traduz a palavra hebraica esher , que tem a idéia de felicidade ou contentamento. Esher vem da palavra hebraica ashar , que em sua raiz significa “ser reto” ou “ser correto”. Bem-aventurado é o homem que fala da felicidade, bem-aventurança, contentamento na vida do homem ou da mulher que está certo ou "diretamente" com Deus. O homem justo será um homem abençoado , um homem feliz.
Eu.  Abençoado significa supremamente feliz ou realizado. De fato, em hebraico a palavra é na verdade um plural, que denota uma multiplicidade de bênçãos ou uma intensificação delas. ”(Boice)
ii. “Não é 'abençoado é o rei, abençoado é o erudito, abençoado é o rico', mas 'abençoado é o homem'. Essa bem-aventurança é alcançável pelos pobres, pelos esquecidos e pelos obscuros, como por aqueles cujos nomes figuram na história e são proclamados pela fama. ”(Spurgeon)
b. Não anda… nem se levanta… nem se senta : O homem abençoado não faz certas coisas. Há uma maneira que ele não vai andar, um caminho que ele nãovai ficar em pé e um assento que ele não vai sentar dentro
Eu. Podemos dizer que eles falam de pensar , se comportar e pertencer . O homem justo e o homem ímpio são diferentes em como pensam , como se comportam e a quem pertencem .
ii. Outros também viram nisso uma progressão do pecado. “A grande lição a ser aprendida com o todo é que o pecado é progressivo ; Uma propensão ou ato maligno leva a outra. Aquele que age com maus conselhos pode em breve fazer más ações ; e aquele que se abandona a atos malignos pode acabar com sua vida em total apostasia de Deus. ”(Clarke)
c. Não anda no conselho dos ímpios : os ímpios têm conselho e o justo não andará nele. Com todos os conselhos que nos chegam, de tantas fontes diferentes, o homem justo sabe como evitar o conselho dos ímpios. .
Eu. Primeiro, significa que o homem justo sabe discernir o conselho dos ímpios . Muitos falham nesse ponto. Eles nem sequer consideram se o conselho é piedoso ou ímpio . Eles ouvem conselhos, ou teorias sobre seus problemas, e eles se vêem concordando ou discordando sem considerar: "É este conselho piedoso ou ímpio".
ii. O justo também tem discernimento suficiente para conhecer o conselho dos ímpios pode vir do próprio eu. Nossa própria consciência, nossa própria mente, nosso próprio coração, pode nos dar conselhos ímpios.
iii. O homem justo sabe onde encontrar conselhos completamente piedosos: os teus testemunhos também são o meu deleite e os meus conselheiros . ( Salmo 119: 24 ) A Palavra de Deus é sempre a melhor conselheira, e os conselheiros piedosos sempre trarão a verdade da Palavra de Deus para ajudar alguém que queira aconselhamento.
d. Nem permanece no caminho dos pecadores : os pecadores têm um caminho onde estão, e o homem justo sabe que ele não pertence àquele caminho. Caminho fala de um caminho, uma estrada, uma direção, e o homem justo não está viajando na mesma direção que os pecadores.
Eu. O homem justo não tem medo de tomar um caminho menos viajado, porque ele sabe que isso leva à bênção, felicidade e vida eterna. Entre pelo portão estreito; pois largo é o portão e largo é o caminho que conduz à destruição, e há muitos que entram por ele . ( Mateus 7:13 )
ii. Os justos podem ter a confiança do Salmo 16:11 : Você me mostrará o caminho da vida; na tua presença há plenitude de alegria; à tua mão direita são prazeres para sempre . Deus tem um caminho e é um bom caminho a seguir.
e. Nem se senta no assento do desdenhoso : O amor desdenhoso de se sentar e criticar o povo de Deus e as coisas de Deus. O homem justo não se sentará naquele assento !
Eu. Quando os outros estão abatendo cristãos, é fácil sentar com eles e criticá-los. É fácil porque há muitas coisas para criticar entre os cristãos. Mas está errado, porque estamos sentados no banco dos desdenhosos .
ii. Em vez disso, devemos nos orgulhar de seguir a Jesus Cristo. “Seja fora e para fora para ele; desenrole suas cores, nunca as esconda, mas pregue-as ao mastro, e diga a todos que ridicularizam os santos: 'Se você tem alguma palavra má para os seguidores de Cristo, derramem-nas sobre mim ... mas saibam disso - vocês ouvirão quer você goste ou não, - 'Eu amo a Cristo' ”(Spurgeon)

2. (2) O que o homem justo faz .

Mas o seu prazer está na lei do Senhor , 
e na sua lei medita de dia e noite.
uma. O seu deleite está na lei do SENHOR : Por todos os Salmos, a expressão lei do SENHOR é usada para descrever a palavra inteira de Deus, não apenas a porção “lei” dos cinco primeiros livros da Bíblia. O homem justo se deleita com a palavra de Deus!
Eu. O que te faz feliz? O que te deixa animado? Essa é uma boa maneira de ver o que é importante para você. Se o prazer pessoal é a única coisa que te faz feliz, então você é uma pessoa egoísta e autocentrada. Se estar com sua família ou amigos o encanta, isso pode ser melhor, mas ainda é insuficiente. O justo encontra o seu prazer ... na lei do Senhor .
ii. Lutero disse que ele não poderia viver no paraíso sem a palavra de Deus, mas ele poderia viver bem o suficiente no inferno com isso.
iii. “O homem deve ter algum deleite, algum prazer supremo. Seu coração nunca foi feito para ser um vácuo. Se não for preenchido com as melhores coisas, será preenchido com o indigno e decepcionante. ”(Spurgeon)
iv. Se uma pessoa se deleita com alguma coisa, você não precisa implorar para que ela faça isso ou goste dela. Eles farão tudo sozinhos. Você pode medir seu prazer pela palavra de Deus pelo quanto você tem fome dela.
b. Em sua lei medita de dia e de noite : O justo pondera a palavra de Deus. Ele não apenas ouve e esquece, pensa nisso. Os cristãos devem meditar na palavra de Deus!
Eu. Na meditação oriental, o objetivo é esvaziar a mente. Isso é perigoso, porque uma mente vazia pode apresentar um convite aberto para o engano ou um espírito demoníaco. Mas na meditação cristã, o objetivo é encher sua mente com a palavra de Deus. Isso pode ser feito pensando-se cuidadosamente em cada palavra e frase, aplicando-a a si mesmo e rezando de volta ao Senhor.
ii. “A meditação rumina e obtém a doçura e a virtude nutritiva da Palavra no coração e na vida: é assim que os piedosos produzem muito fruto.” (Ashwood, citado por Spurgeon)
iii. Muitos carecem porque só lêem e não meditam . “Não é apenas a leitura que nos faz bem; mas a alma alimentando-se interiormente e digerindo-a. Um pregador me disse uma vez que havia lido a Bíblia vinte vezes de joelhos e nunca havia encontrado a doutrina da eleição lá. Muito provavelmente não. É uma posição muito desconfortável para se ler. Se ele tivesse sentado em uma poltrona, ele seria mais capaz de entender isso. ”(Spurgeon)
iv. O homem justo só tem a palavra de Deus em sua mente duas vezes ao dia: dia e noite . Isso cobre tudo!

3. (3) Como o homem justo é abençoado.

Ele será como uma árvore, 
plantado junto aos rios de água, 
que produz o seu fruto na sua estação, 
cujas folhas também não murcharão; 
E o que ele fizer prosperará.
uma. Ele será como uma árvore plantada junto aos rios de água : uma árvore junto a um rio tem uma fonte contínua de água. Ele nunca vai desaparecer, porque está sempre recebendo o que precisa. Se estivermos constantemente necessitados, talvez valha a pena examinar se somos plantados pelos rios de água ou não.
Eu. Isso também seria uma árvore forte e estável, afundando raízes profundas. A vida do homem justo é marcada pela força e estabilidade.
b. Isso produz seu fruto em sua estação : O justo produz frutos, como o fruto do Espírito ( Gálatas 5: 22-23 ). A fruta vem naturalmente desta árvore, porque é plantada pelos rios de água . Ele está permanecendo em uma fonte de vida, como Jesus falou de dar frutos em João 15: 5 enquanto permanecemos nele. Frutas também tem uma temporada . Alguns ficam desanimados quando começam a andar como um homem justo, e os frutos não são imediatamente evidentes. Eles precisam esperar até que dêem frutos em sua estação .
Eu. “Não há árvores estéreis no pomar de Deus, e mesmo assim elas podem ter seus ataques de esterilidade, como às vezes uma macieira tem; mas eles vão reflorescer com vantagem. ”(Trapp)
c. Cuja folha também não deve murchar : Brown, morto, folhas murchas são sinais de morte e secura. O homem justo não tem esses sinais de morte e ressecamento; suas “folhas” são verdes e vivas.
d. E o que ele fizer prosperará : não é que o homem justo tenha um “Midas Touch” e tudo o que ele faz o torna rico e confortável. Mas na vida do homem justo, Deus produz algo de bom e maravilhoso de todas as coisas. Mesmo as circunstâncias difíceis trazem algo que deve prosperar .

B. O caminho do ímpio.

1. (4) O lugar perigoso dos ímpios.

Os ímpios não são assim, 
mas são como a palha que o vento afasta.
uma. Os ímpios não são assim : tudo o que é verdadeiro sobre o homem justo (estável como uma árvore, vida e alimento contínuos, frutífero, vivo e próspero), não é assim em relação aos ímpios .
Eu. Muitas vezes pode parecer que os ímpios têm essas coisas, e às vezes parece que eles têm mais do que os justos. Mas não é assim ! Qualquer destas coisas são fugazes na vida do ímpio ; Pode-se dizer que eles não os têm realmente.
b. São como o joio que o vento afasta : Chaff é a "casca" de luz em torno de um grão de grãos, que deve ser removido antes que o grão de grãos possa ser moído na farinha. A palha era leve o suficiente para que pudesse ser separada do grão jogando uma colher no vento e deixando o vento afastar o joio . Isto é como instável, quão desprovido de substância, os ímpios são.
Eu. Spurgeon sobre o joio : “Intrinsecamente sem valor, morto, inservível, sem substância, e facilmente levado.” Há uma enorme diferença entre uma árvore e um joio .

2. (5) O perigoso futuro dos ímpios.

Portanto os ímpios não permanecerão no julgamento, 
nem os pecadores na congregação dos justos.
uma. Portanto, o ímpio não permanecerá no julgamento : Porque os ímpiosnão têm “peso”, eles serão encontrados faltos no dia do julgamento. Como foi dito do rei Belsazar no livro de Daniel, você tem sido pesado nas balanças e encontrado em falta ( Daniel 5:27 ).
b. Nem os pecadores na congregação dos justos : Isto é verdade tanto no futuro, porque os pecadores não compartilharão o mesmo futuro glorioso dos justos . Também é verdade no presente, porque os pecadores sentem que não pertencem à congregação dos justos se insistirem em permanecer pecadores .

3. (6) Resumo: O caminho dos justos e o caminho dos ímpios.

Porque o Senhor conhece o caminho dos justos, 
mas o caminho dos ímpios perecerá.
uma. O SENHOR conhece o caminho dos justos : Os justos podem ter paz porque um Deus amoroso no céu conhece o seu caminho e os protegerá e preservará.
Eu. “Ou, como o hebraico tem ainda mais plenamente, 'O Senhor está conhecendo o caminho dos justos'. Ele está constantemente olhando em seu caminho, e embora possa ser muitas vezes em névoa e escuridão, mas o Senhor sabe disso. ”(Spurgeon)
b. O caminho do ímpio perecerá : O caminho do ímpio leva à destruição. Eles estão em um caminho amplo que pode parecer confortável agora, e lhes dá muita companhia, mas no final eles perecerão .
c. Pelo menos quatro vezes no livro de Atos o Cristianismo é chamado Caminho . Certamente, é o caminho dos justos , não o caminho dos ímpios . Qual caminho você está?
© 2018 David Guzik - Nenhuma distribuição além do uso pessoal sem permissão
Fonte : https://enduringword.com/bible-commentary/psalm-3/

Nenhum comentário:

Postar um comentário