segunda-feira, 19 de abril de 2021

Limpando profundamente nossos corações dia 1

 Salmo 51: 1-19
Salmo 51:10
Salmo 139: 23-24
Mateus 23: 25-26

Pense na sensação que você tem depois de limpar profundamente seu espaço. A desordem vai embora, as superfícies ficam com aquele aspecto cintilante e brilhante e tudo cheira a fresco e novo. Ao olhar em volta, você se sente realizado - como se pudesse respirar novamente.

Agora temos programas inteiros sobre pessoas arrumando suas casas, codificando suas despensas com cores e minimizando suas coisas. Mas, embora possamos ser rápidos para nos livrarmos de nosso lixo, o que dizer do trabalho interno de limpeza profunda de nossas almas?

Muitos de nós carregamos uma bagagem emocional e nossa desordem mental pode ser esmagadora. Mas, em vez de abordá-lo, geralmente o ignoramos. É mais fácil seguir em frente, ficar ocupado e nos distrair com atividades do que lidar com a carga mental real que carregamos.
Mas assim como não podemos limpar nossas casas enfiando tudo em um armário, não podemos enfiar nosso lixo emocional em um arquivo em nossos cérebros. Se o fizermos, eventualmente se espalhará, muitas vezes levando a conflitos relacionais, efeitos colaterais físicos e ressentimento.

Não temos que esperar até que estejamos em nosso ponto de ruptura para avaliar o que está quebrado. Na verdade, é uma prática muito saudável convidar regularmente o Espírito Santo para renovar nossas mentes e limpar nossos corações.

Vemos essa prática modelada para nós no Salmo 51. Davi - conhecido como um homem segundo o coração de Deus - estragou tudo. Grande momento. Ele acaba de cometer adultério com Bate-Seba e tenta encobrir, permitindo que o marido dela seja morto.
Ele escreve um pedido de perdão, então ele ora esta oração:

Crie em mim um coração limpo, ó Deus. Renove um espírito leal dentro de mim. Salmo 51:10 NLT

Davi transforma seu remorso em arrependimento genuíno. Ele não apenas empurra suas emoções ou se esconde em sua vergonha. Ele se volta para Deus. Ele convida o Espírito Santo para fazer uma obra de limpeza em seu coração.

Todos os dias, temos a oportunidade de fazer a mesma coisa.
Quando somos dominados pela culpa, vergonha, amargura, raiva ou falta de perdão, podemos pedir a Deus que nos dê um coração limpo. Quando somos tentados, podemos pedir a Deus que nos purifique. Mesmo em um dia normal, podemos pedir a Deus que limpe nossos corações e fixe nossos pensamentos Nele.

É hora de investir em nossas almas como investimos em nosso espaço.
É importante notar que limpar profundamente nossas almas não significa apenas consertar nosso comportamento. É mais profundo do que isso. A limpeza profunda de nossas almas começa avaliando o estado de nossos corações.

Em Mateus 23, Jesus está falando com fariseus que têm o cuidado de fazer a coisa certa nos mínimos detalhes, mas não têm as motivações certas em seus corações. Suas palavras captam por que é importante não apenas limpar a superfície de nossas vidas, mas permitir que o Espírito transforme nossos corações:

“Quanta tristeza os espera, professores de direito religioso e fariseus. Hipócritas! Pois você é tão cuidadoso ao limpar a parte externa do copo e do prato, mas por dentro está imundo - cheio de ganância e auto-indulgência! Seu fariseu cego! Primeiro lave o interior do copo e do prato, e então o exterior também ficará limpo. ” Mateus 23: 25-26 NLT

Nos próximos dias, falaremos sobre como limpar profundamente nossas almas de influências tóxicas, relacionamentos e amargura. Mas hoje, pare um pouco e reflita: Que áreas da minha alma podem precisar de uma limpeza profunda?

Ore: Deus, crie em mim um coração limpo. Revele-me qualquer coisa em mim que seja desagradável para você. Mostre-me todas as áreas em que preciso permitir que o Espírito Santo me limpe e me ajude a honrá-Lo com a maneira como vivo. Em nome de Jesus, amém.

 

Fonte: https://www.bible.com/pt/reading-plans/24967-deep-clean-getting-rid-of-shame/day/1

Nenhum comentário:

Postar um comentário