terça-feira, 20 de abril de 2021

Limpando profundamente nossa vergonha

 

Devocional

Limpando profundamente nossa vergonha


Como seria sua vida se você nunca sentisse vergonha? Imagine nunca se sentir indigno, inadequado ou como se tivesse que provar seu valor. Que riscos você poderia correr se a vergonha não o impedisse? 


Infelizmente, vivemos em um mundo quebrado e a vergonha não é estranha para nós. Na verdade, a vergonha é uma das primeiras emoções que aparece após o primeiro pecado.  


Então, o que é vergonha? 


A vergonha é a sensação avassaladora de que nossos erros se tornam nossa identidade. Vamos levar de volta ao Jardim. 


Deus diz a Adão e Eva que eles são livres para se servirem de qualquer coisa - exceto do fruto de uma árvore. A serpente convence Eva a tentar, ela convence Adão, e a vergonha se instala rapidamente. 


Em vez de correr para Deus para admitir que cometeram um erro, eles debilmente tentam se esconder e se cobrir. 


Nós também fazemos isso. Cometemos um erro e nosso instinto é escondê-lo. Ou estamos muito envergonhados, envergonhados ou orgulhosos de admitir a Deus e aos outros que erramos, então ficamos envergonhados, sentindo-nos sozinhos e quebrados. 


A culpa diz: “Comer aquela fruta foi errado”. A vergonha, por outro lado, diz: “Você é mau porque comeu aquela fruta”. 


A culpa muitas vezes pode ser a porta de entrada para o arrependimento, fortalecendo nosso relacionamento com Deus. A vergonha nos mantém presos ao pecado, nos distanciando de Deus. 


Mas quando seguimos Jesus, não temos que viver na vergonha. O túmulo vazio de Jesus é um clamor retumbante para que a vergonha saia de você. Basta olhar para o que Jesus fez por nós: 


(…) Pela alegria que lhe estava proposta, Ele [Jesus] suportou a cruz, desprezando sua vergonha, e sentou-se à destra de Deus. Hebreus 12: 2 NIV

Você pode imaginar quanta vergonha Jesus suportou ao enfrentar a cruz? Ele está nu, espancado além do reconhecimento e prestes a morrer uma morte pública. Mesmo assim, Ele suportou a vergonha da cruz para que pudéssemos superar a vergonha de uma vez por todas. 


É por isso que a resposta para acabar com a vergonha não é a autoajuda. Não está fazendo coisas boas. Não é dizer a nós mesmos que somos fantásticos. Não é ignorar nossos erros ou compensá-los. 


A resposta para a vergonha é um túmulo vazio. E quando nos concentramos menos no que fizemos e mais em quem Deus é e no que Ele fez por nós - estamos no caminho certo para vencer a vergonha. 


Na próxima vez que você estiver preso em uma espiral de vergonha tóxica, convencido de que o que você fez o desqualifica da família de Deus, aqui está a verdade que você declara: 


Eu não sou ____. Por causa de Cristo, eu sou ____. 

Eu nao sou mau. Por causa de Cristo, estou perdoado. (Romanos 8: 1, João 3:17) 


Eu não estou quebrado. Por causa de Cristo sou amado. (João 3:16) 


Eu não sou suficiente, mas Cristo em mim é mais do que suficiente. (Romanos 8:37) 


Qualquer que seja a mentira que a vergonha está lhe dizendo, feche-a com a verdade de Deus. 


Ore: Deus, não quero mais me separar de Você. A vergonha diz que sou muito, muito ruim, muito confuso para o Seu amor. Mas você diz que por causa de Cristo, sou amado, digno, escolhido, chamado e perdoado. Substitua minhas mentiras pela sua verdade. Obrigado, Jesus, por vencer a vergonha e oferecer liberdade. Em nome de Jesus, amém.

 

Fonte: https://www.bible.com/pt/reading-plans/24967-deep-clean-getting-rid-of-shame/day/2


mensagem:   https://www.life.church/media/deep-clean/healing-from-shame/ 

Um comentário:

  1. Titanium - Titanium Arts
    Titanium-Titanium Arts is trekz titanium pairing a world renowned titanium sunglasses art gallery with the titanium bikes unique suunto 9 baro titanium appearance titanium dab tool of the world famous titanium stone in its crown.

    ResponderExcluir