quarta-feira, 21 de abril de 2021

Influências tóxicas de limpeza profunda

 

Dia 3 de 7 • Leitura do dia

Devocional

Influências tóxicas de limpeza profunda 


Você já percebeu seu pico de ansiedade depois de passar muito tempo lendo as notícias? O seu sangue às vezes ferve depois de percorrer as redes sociais, vendo a desinformação e os argumentos que inevitavelmente preenchem os comentários? Você já percebeu que está se tornando mais cínico, crítico ou rude em suas conversas com outras pessoas depois de ouvir certas músicas, assistir a certos programas ou seguir certos relatos? 


Embora não haja nada de errado em ser informado, assistir a conteúdo divertido e gastar tempo nas redes sociais, é aconselhável avaliar como todas essas influências estão nos afetando. Se estivermos nos sentindo ansiosos, frustrados e cínicos em vez de alegres, em paz e gentis, podemos ter um problema. 


Este não é um fenômeno novo. Jesus falou sobre isso durante Seu tempo na terra, alertando Seus discípulos para se certificarem de que não estavam permitindo que influências tóxicas se enraizassem em seus corações. 


Em Mateus 16, Jesus e Seus discípulos estão viajando pelo lago. Neste ponto, Jesus já alimentou 5.000 e 4.000, e os discípulos estão pirando porque se esqueceram do pão. Jesus diz algo um pouco estranho em resposta: 


“... Mas esteja alerta contra o fermento dos fariseus e saduceus.” Mateus 16:11 NIV

Jesus sabia que um pouco de influência ajuda muito. Anteriormente, tanto os fariseus quanto os saduceus estavam tentando minar a fé em Jesus, tentando prendê-lo a dizer algo que poderia desacreditar Seu ministério. Jesus está alertando Seus discípulos para não permitirem que o mesmo tipo de cinismo e dúvida polua suas mentes. 


Assim como os discípulos tiveram que limitar a influência dos fariseus, nós também devemos limitar as influências que permitimos. O que pode parecer sem sentido ou insignificante pode, com o tempo, começar a corromper nosso caráter e envenenar nossa alma. 


Jesus estava falando sério sobre como nos proteger contra o pecado. Em Seu famoso Sermão da Montanha, ele diz que se sua mão direita o faz pecar, corte-a. Embora não precisemos literalmente cortar partes do corpo, precisamos cortar qualquer coisa em nossas vidas que nos leve a pecar ou nos faça tropeçar. 


Isso não significa que temos que cortar todas as influências, ouvir exclusivamente música cristã ou apenas seguir outros cristãos online. No entanto, ele faz média que precisamos para passar o tempo orando sobre o que influências são o melhor investimento para nós e pedindo ao Espírito Santo para nos ajudar a qualquer limpeza profunda que estamos consumindo que está lentamente corrompendo nosso caráter. 


E não se trata apenas de remover o que é tóxico. É também substituir as más influências por boas - coisas que são verdadeiras, certas, nobres e louváveis. E quando você fizer a troca, poderá encontrar um pouco mais da paz de Deus no processo. 


Ore: Deus, quero agradá-Lo em todas as áreas da minha vida, incluindo as vozes que ouço. Dê-me sabedoria sobre quaisquer más influências que eu precise eliminar e mostre-me como honrá-Lo com meu tempo. Ajude-me a fixar meus pensamentos nas coisas que são boas, certas, verdadeiras, nobres e louváveis. Em nome de Jesus, amém.


https://www.bible.com/pt/reading-plans/24967-deep-clean-getting-rid-of-shame/day/3

Nenhum comentário:

Postar um comentário