sexta-feira, 25 de outubro de 2019

The Grudge - dia 2

Dia 2 de 7  •  Em dia!

Devocional
Ofensas perdoadoras 

Você já se sentiu frustrado por pessoas que não prestam atenção no trânsito e inevitavelmente o forçam a pisar no freio? Eu certamente tenho. Após um rolar de olhos e um possível comentário sarcástico, posso ter desejado uma citação sobre eles. 

Por que permitimos que assuntos tão triviais ditem nossos dias? Por que no mundo somos tão facilmente ofendidos pelas ações dos outros?

Pode ser que nos identifiquemos demais com a razão. Pense no meu exemplo de tráfego. Talvez você pense: nunca cortaria alguém - porque sou um excelente motorista. 

Essencialmente, ficamos com raiva porque assumimos que somos uma pessoa melhor do que o mau motorista. Rapidamente esquecemos que estamos no mesmo barco: o barco imperfeito. Todos ficamos aquém da perfeição de Deus. 

Podemos até assumir que outras pessoas estão intencionalmente tentando nos provocar ou machucar. Formamos opiniões negativas instantâneas sobre os outros com base nessa suposição dolorosa. Não podemos permitir que nossos sentimentos infundados causem estragos em nossas vidas. Sentimentos devem indicar, não ditar. Reconheça-os, mas depois concentre-se nos fatos.

Aqui estão três maneiras de ajudar você a evitar ofender-se facilmente.

1. Dê às pessoas o benefício da dúvida. Provérbios 19:11 nos dá a sabedoria de ignorar uma ofensa. As pessoas nem sempre pretendem machucá-lo. Então, se você quer assumir, suponha que eles não quiseram machucá-lo. Talvez eles estejam respondendo a mágoa e estresse reais em suas vidas. Você e eu provavelmente dissemos coisas ofensivas que não queríamos dizer, e as pessoas provavelmente nos mostraram graça. Vamos retribuir isso. Uma pessoa com uma fé madura se abstém de fazer suposições e prefere dar o benefício da dúvida.

2. Ilumine-se. Quando ficamos ofendidos, assumimos que a outra pessoa tinha em mente. Isso, meu amigo, é arrogância. Há uma forte chance de você nem estar na equação quando eles disseram ou fizeram essa coisa ofensiva. Ilumine-se não tornando-se o centro do mundo - e ilumine-se deixando a ofensa mais rápida do que pode sobrecarregar você.

3. Fale-se fora da borda. Quando você se sentir ofendido, pergunte-se: Por que isso me incomoda? Será que isso importa em um dia ou uma semana? Devemos chegar ao âmago de por que estamos tão chateados. A única coisa que ganhamos ao ser ofendido é o caos por dentro.

Lembre-se: ninguém pode fazer você se sentir ofendido. As pessoas dirão coisas devastadoras que dificultam permanecer ofendidas? Sim. Mas podemos realmente detê-los? Não. 

Não podemos escolher suas ações, mas podemos escolher como reagimos - como deixar de lado ou criar limites para situações que se mostram repetidamente prejudiciais. Então, podemos optar por dar às pessoas o benefício da dúvida e nos convencer das situações em que nossas ofensas começam a disparar. 

-Cindy, aprendendo a se tornar inofensivo  

Ore: Pai, ajude-me a andar livre de ofensas. Que eu generosamente regue as pessoas com a graça que você regou sobre mim. Em nome de Jesus, amém. 

Fonte: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário