sábado, 9 de novembro de 2019

Renomeie sua vida de oração


Artigo por 


Como está sua vida de oração?
Quase nenhuma pergunta - a menos que talvez alguém pergunte sobre seus esforços evangelísticos - pode causar mais constrangimento aos cristãos do que perguntar sobre sua vida de oração.
Por que é que? Por que tantos seguidores de Jesus sofrem com vidas de oração tão insatisfatórias e se consideram irremediavelmente cristãos de segunda categoria por causa disso?

O método é a nossa loucura

Para quase todos os seguidores de Jesus, acredito que o problema da oração não está na qualidade do cristão, mas no método de sua oração.
Obviamente, nenhuma mudança no método tornará a oração consistentemente significativa para alguém que está espiritualmente morto. Mas é diferente para aqueles que estão espiritualmente vivos. Eles nascem de novo pela fé em Cristo e habitam no Espírito Santo. A presença do Espírito faz com que eles, como filhos de Deus, clamem: “Abba, Pai!” ( Romanos 8:15 ; Gálatas 4: 6 ), dando-lhes uma orientação para Deus que eles não tinham antes.
Em outras palavras, todos aqueles que residem no Espírito Santo realmente querem orar. E se um cristão individual sinceramente procura viver por Cristo e não tem nenhum problema específico de pecado que ele ou ela se recuse a confessar e a combater, então o problema básico da oração não é com pecado ou fracasso, mas com método.
E qual é o método de oração para a maioria dos cristãos? É o seguinte: quando oramos, tendemos a dizer as mesmas coisas sobre as mesmas coisas. Cedo ou tarde, esse tipo de oração é chato. Quando a oração é chata, você não sente vontade de orar. E quando você não tem vontade de orar, você não ora - pelo menos com fervor ou consistência. A oração parece muito mais dever do que prazer.
O problema é não que oramos sobre as mesmas velhas coisas. Orar sobre as mesmas coisas na maioria das vezes é normal. Isso ocorre porque nossas vidas tendem a consistir nas mesmas coisas de um dia para o outro. Felizmente, mudanças dramáticas em nossas vidas geralmente não ocorrem com muita frequência.
Não, o problema não é que oramos pelas mesmas coisas antigas; o problema é que tendemos a dizer as mesmas coisas antigas sobre as mesmas coisas antigas. O resultado é que podemos conversar com a Pessoa mais fascinante do universo sobre as coisas mais importantes em nossas vidas - e ficar entediados até a morte.
Para que possamos experimentar o tédio na oração, não porque não amamos a Deus, nem porque não amamos quem ou o que estamos orando, mas por causa do nosso método.

Solução no Espírito

Qual é a solução? Bem, seja o que for, deve ser simples. Deus tem filhos em todo o planeta e eles representam a mais ampla diversidade imaginável em idioma, cultura, idade, QI, educação e privilégio cristão (como acesso a uma igreja de pregação da Bíblia, livros cristãos, conteúdo cristão on-line e muito mais). Se todos esses crentes, apesar das diversas e dramáticas diferenças entre eles, são convidados a orar, então a oração deve ser factível por todos os filhos de Deus.
A solução simples para o problema aparentemente universal de dizer as mesmas coisas antigas sobre as mesmas coisas antigas em oração é esta: Ore a Bíblia . Em outras palavras, leia lentamente uma passagem das Escrituras e ore sobre tudo o que lhe vem à mente ao ler.
Faça isso, e você nunca mais será deixado para dizer as mesmas coisas antigas em oração.

Simples, Poderoso, Bíblico

Orar a Bíblia não é complicado. Leia alguns versículos das Escrituras, faça uma pausa no final de cada frase ou versículo e ore sobre o que as palavras sugerem para você.
Suponha que você esteja orando no Salmo 23 Depois de ler o versículo um - “O Senhor é meu pastor” - você pode começar agradecendo a Jesus por ser seu pastor. Em seguida, você pode pedir para pastorear sua família, transformar seus filhos ou netos em ovelhas, fazendo com que eles também o amem como seu grande pastor. Depois disso, você pode orar pelos seus pastores na igreja, para que Jesus os pastorize como eles o pastoram.
Então, quando nada mais lhe vier à mente, você passa para a próxima linha: "Não desejarei". Você pode agradecer a ele por nunca ter realmente sentido um desejo ou orar por alguém - talvez alguém que você conheça ou por um motivo. Cristão em um lugar de perseguição - quem está em falta.
Você continuaria no salmo até ficar sem tempo. Você não teria nada a dizer (se o fizesse, poderia simplesmente ir para outro salmo) e, o melhor de tudo, essa oração seria diferente de qualquer outra que você já tenha feito em sua vida.
Isso significa que se você orar a Bíblia, nunca mais dirá as mesmas coisas antigas. Você não precisa de anotações, livros ou planos para se lembrar. Simplesmente converse com Deus sobre o que lhe vem à mente quando você segue linha por linha através da palavra dele.
Como John Piper coloca : "Abra a Bíblia, comece a lê-la, faça uma pausa em cada versículo e transforme-a em uma oração".
Se nada vier à mente, vá para o próximo verso. Se você não entender esse versículo, vá para o próximo. Se o versículo a seguir é claro, mas não pede nada para orar, continue lendo. Se você quiser prolongar-se por um único versículo, ore a partir desse versículo o tempo que quiser.
Por esse método, suas orações serão guiadas e modeladas pelas Escrituras, e estarão muito mais em conformidade com a palavra e vontade de Deus do que serão se você sempre fizer suas próprias orações.
Jesus orou a Bíblia em Mateus 27:46 e Lucas 23:46 , e a igreja primitiva orou a Bíblia em Atos 4: 23–26 , e você também pode.


Nenhum comentário:

Postar um comentário