terça-feira, 19 de novembro de 2019

Declaro guerra: 4 chaves para vencer a batalha consigo mesmo

Dia 2 de 5 • Em dia!

Dia 2 de 5 • Em dia!






O segredo para uma vida miserável

Crescendo, eu nunca tinha permissão para fazer doces ou travessuras no Halloween. Eu não tinha nem permissão para ir às festas de aleluia da igreja. Meus pais me disseram que o Halloween era uma noite em que animais de estimação estavam sendo sacrificados ao diabo. Então, enquanto você estava fora desfrutando de sua fronha cheia de Butterfingers, eu estava em casa rezando para que seu chihuahua conseguisse ver a luz do dia. Independentemente de como você escolhe passar o dia 31 de outubro de cada ano, tenho uma teoria sobre o Halloween, uma que acho que todos concordamos. Minha teoria é que, embora o Dia das Bruxas seja o único dia em que usamos uma máscara por fora, na verdade usamos máscaras por dentro o ano todo.

Na raiz do problema, a razão pela qual usamos máscaras é que nos sentimos inseguros e compramos a mentira de que não somos bons o suficiente. Então, em vez de lidar com a mentira, usamos uma máscara como mecanismo de defesa para encobrir a insegurança. Mas deixe-me dizer uma coisa: viver de sua insegurança é o segredo de uma vida miserável.

Veja a vida de Gideon e sua jornada, da insegurança miserável à vulnerabilidade e, finalmente, ao poder. Gideon foi assombrado por uma opinião baixa de si mesmo e isso o deixou desconfortável com quem Deus o chamava de ser.

A história de Gideão aparece no livro de Juízes em uma época em que um povo chamado midianitas havia assumido o controle sobre os israelitas, o povo de Deus. Eles estavam super estressados, como você pode imaginar, e fizeram algo que não haviam feito nem mesmo em seus dias de prosperidade: eles clamaram a Deus. Em resposta, Deus levanta o que a Bíblia chama de "juiz". Gideão, 90 quilos de molho, foi o libertador que Deus escolheu para seu povo. E o que ele estava fazendo quando foi chamado? Ele estava debulhando trigo em um lagar.

Talvez você não viva em uma fazenda, então deixe-me explicar. Trilhar trigo é uma atividade em que você pega um forcado, pega uma colher de trigo colhido e joga no ar. Você sempre o faz em um local com muito vento para que o vento possa atravessar e separar a palha do trigo. O joio seria levado e descartado. Como o grão de trigo é mais pesado, ele cairia no chão e você poderia coletá-lo e tê-lo para comer. O problema é que Gideon estava fazendo tudo isso dentro de casa em uma prensa de vinho. Você vê algum problema com este plano? Por que ele não foi a uma colina onde normalmente o faziam ao ar livre? O texto era claro: o motivo era o medo. É neste momento covarde que o anjo do Senhor (palavra de código da Bíblia para Jesus) aparece e cumprimenta Gideão como um poderoso guerreiro ... o oposto de como ele se parecia e se sentia. 

To make a long story short, Gideon accepts the challenge and raises up an army. God planned on stacking the deck against Gideon in such a way that it would be unmistakable as to who the credit should go to when he was victorious.

Há uma lição valiosa a ser aprendida na história de Gideão. Um que ocorreu na eira: Antes da batalha do punho, vem a batalha da mente. A cura para a insegurança é entender sua verdadeira identidade. Ou seja, quando você sabe quem você é, não importa quem você não é. Por isso Deus disse a Gideão que ele era um poderoso guerreiro. Não se concentre no que você não é, concentre-se no que você é! Você é amado por Deus. Você é amado por Deus. Você é amado por Deus. Olá! E a boa notícia para os falsificados inseguros que usam máscaras é que, se fôssemos os que usavam a máscara, poderíamos tirá-la com a mesma facilidade e começar a andar no poder e no objetivo estabelecido diante de nós.

 Perguntas para se questionar a si mesmo:


  1. Que inseguranças eu vejo na minha vida que eu gostaria de enfrentar para poder começar a combatê-las?

  2. Que “máscara” eu uso para cobrir minhas inseguranças?

  3. Quais são as três afirmações que posso dizer a mim mesmo quando preciso virar o script em minha mente e me lembrar de quem Deus diz que sou?

Nenhum comentário:

Postar um comentário