quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Dra. Bárbara Burns- Uma inspiração para minha vida!


Cheguei no Brasil em 1969 para estudar portugues em Campinas. em 1971 mudei para Cianorte - Pr e fui convidada a dar aulas no Instituto Biblico Crista Presbiteriana onde morei e lecionei ate 1979. Em 1975 fiz uma viagem com a JOCUM para Africa e um recem-formado do Instituto Biblico foi como missionario para Mocambique, onde sofreu o impacto da revolucao marxista e foi preso por 10 meses. Quando voltei para Cianorte ele ainda estava na prisao e nossa preocupacao foi muito grande. Comecamos uma reuniao de oracao por ele cada dia depois do jantar, com a participacao de alguns alunos, principalmente Maria Pires da Luz, Ademar Gaspar e Toni Cerqueira. Estes tres fizeram parte importante do inicio da Missao Antioquia. Com o tempo sentimos que o Senhor nos dirigiu iniciar uma agencia missionaria, com o nome Missao Antioquia. Comecamos um boletim informativo - o INFORMA - e comecamos falar nas igrejas. Nesta altura sentimos muito a necessidade da lideranca pastoral, portanto convidamos Pr. Decio de Azevedo e Pr. Jonathan dos Santos, Diretor e Vice-Diretores do Instituto Biblico. Deus tocou seus coracoes e Pr. Decio se tornou o segundo presidente da Missao Antioquia (o nosso amigo preso em Mocambique foi nomeado o primeiro presidente em ausencia).
A Missao Antioquia cresceu e com o tempo Pr. Jonathan foi eleito presidente. Mudamos para Londrina e depois para Sao Paulo. Quando a lideranca decidiu comprar o Vale da Bencao eu senti que Deus me direcionou a ficar em Santo Andre, onde eu estava morando e participando no Primeira Igreja Batista de Santo Andre. Fiquei colaborando com Pr. Edison Queiroz de 1981 ate 1991 quando fui convidada a ajudar uma congregacao de Primeira Igreja no seu programa de missoes. Fiquei nesta igreja, Primeira Igreja Batista de Jd Elba, em Sao Paulo, por mais oito anos felizes.
Apos a saida da Missao Antioquia, fui convidada a comecar o departamento de missoes na Faculdade Teologica Batista de Sao Paulo em Perdizes. Planejamos o curriculo, professores e programa. Passei quase 15 anos dando aula e participando nos cursos de missoes no nivel de bacharel e mestrado. Em 1988 conclui meu doutorado no Seminario de Trinity (Trinity Evangelical Divinity School, em Chicago, Illinois), algo que contribuiu muito para meu preparo para esta tarefa gostosa de lecionar materias missiologicas.
Uma outra atividade importante para mim foi o trabalho do COM (Comissao de Orientacao Missionaria), da AMTB, que lidava com o treinamento de missionarios. O COM comecou em 1984 em Belo Horizontes e se tornou a Associacao de Professores de Missoes no Brasil (APMB) em 1992, com Timoteo Carriker como o primeiro presidente. Neste momento aceitei a responsabilidade de ser a secretaria executiva, posicao que assumi apenas depois de um ano e meio cuidando da minha mae nos Estados Unidos e viajando com a WEF (World Evangelical Fellowship, agora WEA - Alianca Evangelica Mundial), que tinha me convidada para fazer parte da sua Comissao de Missoes na area de treinamento.
Continuei com a APMB e a Faculdade Batista ate 1999 quando aceitei um novo desafio - ajudar a Missao Juvep em Joao Pessoa desenvolver sua nova escola de preparo missionario. A escola tem 4 cursos efetivos, o principal sendo o Curso de Preparo Missionario (CPM) que e um ano intensivo no nivel pos graduado. Temos o CAM que e aperfeicoamento, para pessoas na regiao que querem aproveitar os professores e materias, e a especializacao (CEM) que pode ser completado com uma dissertacao e tarefas extras. No momento estamos comecando um novo programa em conexao com a escola - o Projeto Radical Sertao. Inclui 6 meses de treinamento intensivo e um ano vivendo na zona rural do sertao onde menos de 0,1% das pessoas sao evangelizadas. Este programa comeca em julho de 2007.
A maior parte destes 38 anos no Brasil * tem sido trabalho com o movimento emergente brasileiro de missoes, onde tenho visto milagres e onde tem surgido preocupacoes. Em abril deste ano participei do PROCLAMAI da Junta de Missoes Mundiais e Nacionais da Convencao Batista Brasileiro. Vi claramente que esta completando um ciculo. Antigamente eramos um punhado de estrangeiros ensinando sobre missoes; agora sao bastante brasileiros experientes e vibrantes que estao comunicando e ensinando.
Quem sabe estou no ultimo capitulo da minha jornada como missionaria no Brasil, mas com alegria posso declarar que tem sido maravilhoso participar com tanta aventura e tanto gozo em ver o Senhor levar as igrejas cumprirem seu papel como igrejas enviadas por Jesus a alcancar todos os povos, tribos, linguas e nacoes. Ha muito ainda a fazer, mas Deus esta realizando a Sua obra com fidelidade e poder. Gracas a Deus, a Sua palavra, Seu amor e Seu Evangelho esta sendo levado as nações.
* A miss. Barbara completou 40 anos no Brasil no ano de 2009

3 comentários:

  1. Olá Ritinha,
    Me chamo Rosalia Boeving, de Curitiba.
    Sou Amig DE bARABARA A MUITOS ANOS, POREM PERDI O CONTATO COM ELA, SE VOCÊ PODER ME AJUDAR A LOCALIZA-LA FICO GRATA.

    ResponderExcluir
  2. Ela está atualmente morando em João Pessoa e realizando trabalho na JUVEP.

    ResponderExcluir
  3. Que legal, moro no apartamento em que ela é proprietária aqui em Santo André.
    Que Deus sempre à abençoe em seu trabalho.

    ResponderExcluir