terça-feira, 8 de novembro de 2016

Ira? Ore!

Leitura Bíblica: Efésios 4.26
A ira do homem não produz a justiça de Deus (Tg 1.20).
A ira é uma reação a algo real ou supostamente injusto. Digo supostamente porque nem sempre existe de fato injustiça naquilo que julgamos como tal. Muitas vezes nos sentimos injustiçados devido à nossa parcialidade e nosso egocentrismo. Mas, ainda que tenha havido injustiça, o sábio conselho de nosso Deus é que não tentemos atuar segundo nossos meios, mas abramos espaço para que Deus atue. Quando nós agimos, Deus não age. Não que seja fácil ou prazeroso nos sentirmos injustiçados em alguma demanda, porém a vingança não é a solução para a injustiça, e nossa reação frente a ela determinará se o conflito poderá ser apaziguado ou se novas ofensas serão geradas.
A instrução de Deus é que, mesmo havendo injustiça e nos irarmos, não devemos ir adiante, nem com o sentimento e muito menos com alguma atitude. A ira deve ser resolvida dentro de nós o mais rápido possível. A sensação de inconformismo é muito grande diante das ofensas. Não é fácil não sentir ira quando somos traídos, caluniados, alvos de preconceito e antipatia ou hostilizados, sobretudo quando não há nada que tenha sido provocado por nós. Deus entende tudo isso e julga retamente, observando todos os ângulos da questão, e já tem a forma certa de agir, por isso entende como inadmissível que o interpelemos com nossas ações.
Quando deixamos a ira operar, impedimos que Deus opere. A orientação de Deus é que jamais tornemos mal por mal, nem mesmo em sentimento, mas que abençoemos os que nos maltratam. Para isso, devemos estar prontos a perdoar, enxergar as ofensas como irrelevantes e separar a dor que sentimos da reação negativa que podemos ter. Agir por emoção nunca é sábio. Se não conseguirmos superar o que sentimos, oremos para que Deus nos ajude a nos apaziguarmos dentro de nós mesmos. A longanimidade é fruto do Espírito, assim como a paz. E como ter paz com o outro se estivermos em uma guerra interior? – LFS
Deus sabe como restaurar onde nós apenas aumentaremos o estrago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário