segunda-feira, 25 de maio de 2015

Idolatria

Leitura Bíblica:
Josué 22.9-20

Tenham cuidado para não serem enganados e levados a desviar-se para adorar outros deuses e a prostrar-se perante eles (Dt 11.16).

Você já se sentiu incomodado com um termo muito empregado na mídia para fazer referência a artistas e cantores famosos: ídolos? Por mais inofensiva que esta palavra pareça, a ideia que ela transmite é sempre de engrandecer pessoas – normalmente de forma exagerada – por causa do que elas são ou fazem (Oséias 8.4a). Na leitura de hoje, a simples construção de um altar trouxe grande animosidade entre as tribos de Israel, a ponto de quase suscitar uma guerra civil. Isso só não aconteceu porque aqueles que construíram o altar conseguiram demonstrar que não tinham a intenção de cultuar qualquer outro deus além do Deus de Israel (v 26-27).

Nos tempos de Josué, as tribos de Israel tinham consciência de quão facilmente o coração humano produz ídolos para si. Tinham experimentado na pele o quanto a idolatria é uma afronta à adoração exclusiva que Deus requer do seu povo. Também sabiam que o Deus que carrega, consola e conduz o povo é o mesmo que castiga até a terceira e quarta geração daqueles que o desprezam (Deuteronômio 5.9).

Hoje não é diferente. Deus continua a se aborrecer com todo tipo de idolatria. Esta pode manifestar-se de diferentes formas: na adoração a imagens de pessoas e animais, no culto ao dinheiro e aos bens materiais, no narcisismo (culto ao próprio corpo), no hedonismo (culto ao prazer) e até na veneração de celebridades da mídia. Aliás: mesmo quem aprecia a música cristã corre o risco de idolatrar o seu cantor preferido, esquecendo-se de glorificar a Deus, que é quem concede estes talentos aos homens (1 Crônicas 29.14; Mateus 25.14ss).

É preciso que cada um analise seu coração com sinceridade. Se encontrar nele um “altar” dedicado a outra pessoa, objeto ou ação que não Cristo Jesus, então é preciso arrepender-se aqui e agora e voltar o coração à adoração exclusiva ao único Senhor. – ALS
 
Só quem é totalmente perfeito merece adoração: Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário