segunda-feira, 27 de abril de 2015

O que a Bíblia diz sobre as crianças no Antigo Testamento?

É inegável que o nosso envolvimento com as crianças e adolescentes mais vulneráveis gera em nós mais perguntas do que respostas. Todas as quartas, tentaremos abordar uma única pergunta, não de forma completa mas de forma relevante!

O que a Bíblia diz sobre as crianças no Antigo Testamento?

Faça um teste com você mesmo. Pegue uma folha em branco, marque cinco minutos no relógio e escreva tudo o que você conseguir lembrar que a Bíblia diz sobre a criança. Depois responda:
Você teve dificuldade de preencher a folha? Ou, a folha foi insuficiente?
Sem TítuloHá alguns Keith White, escritor, teólogo e veterano defensor da causa das crianças na Inglaterra, se sentiu  provocado a levar a sério esta pergunta. Isto aconteceu quando ouviu um palestrante em uma conferência cristã dizer: “A Bíblia não fala muito sobre as crianças!” no mesmo tom com o qual dizemos: “A Bíblia não fala muito sobre drogas!”
Veja a seguir uma lista de 10 afirmativas escritas por Dan Brewster, diretor internacional de programas acadêmicos da Compassion International, que se inspirou no trabalho de Keith White. Dan Brewster as escreveu no livro Child, Church and Mission e elas se referem específicamente ao que o Antigo Testamento tem a dizer sobre as crianças.
  1. Deus ama as crianças incondicionalmente. Ele as criou à sua imagem. Este fato confere a elas dignidade e valor intrínsicos. Isto é verdade para TODAS as crianças, até para as ainda não nascidas. Veja Salmos 139.13-16.
  2. As crianças são um sinal da bênção de Deus. Veja Salmos 127.3.
  3. As crianças parecem ter uma percepção inata da melhor forma de servir a Deus. Elas são adoradoras por excelência. Seu louvor não é algo aprendido à medida que crescem — ele faz parte de sua natureza e propósito hoje! Veja Salmos 8.2.
  4. A abertura das crianças para aprender sobre os mistérios de Deus modelam a relação que ele quer ter com os adultos. Veja Oséias 11.1.
  5. As crianças não são apenas seguidoras, mas também agentes enviadas por Deus para exercer liderança, e participar da sua missão. Elas são personagens importantes na narrativa bíblica: Isaque, Miriam, Moisés, Samuel, Davi, a empregada da esposa de Naamã, entre outros.
  6. As crianças eram sempre incluídas no drama e ritual de adoração no Antigo Testamento. Em Êxodo e em Levítico, vemos que as crianças participam no diálogo sobre o significado da Páscoa. Veja Êxodo 12.
  7. Os profetas bíblicos condenaram severamente e repetidas vezes os abusos praticados contra as crianças. Muitas das mesmas coisas que nos chocam hoje eram problemas nos tempos bíblicos também. Deus não está alheio ao sofrimento das crianças. Há evidências inconfundíveis em toda a Bíblia do amor e carinho de Deus para com as crianças. Mais de 30 passagens no Antigo Testamento declaram que Deus é o defensor dos órfãos. Veja Deuteronômio 10.18.
  8. Os pais têm a responsabilidade primária de cuidar e educar seus filhos. Do mesmo modo, o papel da comunidade é visto como essencial. A menos que os corações dos filhos se voltassem para seus pais (e vice-versa) a terra seria amaldiçoada. Veja Êxodo 20.12, Deuteronômio 5.16, Malaquias 4.6.
  9. As profecias do Antigo Testamento previram que a salvação de Deus não viria por meio de reis e guerreiros, mas inesperadamente, por meio de uma criança. Veja Isaías 7.10-14
  10. De alguma forma para nós ainda misteriosa, as crianças sinalizam o futuro reino de Deus. “O lobo viverá com o cordeiro, … e uma criança os guiará.” Veja Isaías 11.6.

Nenhum comentário:

Postar um comentário