quarta-feira, 20 de outubro de 2010

LECTIO DIVINA

A Lectio Divina é chamada de Lição Divina ou Leitura orante da Palavra de Deus. Tem como objetivo de alimentar a vida do cristão, fortalecer a vida do cristão. Ela mostra como a Bíblia pode ser presente e contextualizada na vida do praticante.

A Lectio Divina é um estilo de vida (1) de viver segundo as escrituras permitindo a relação com Deus, ouvindo e respondendo a essa revelação. (2).

1. ORIGEM DA LECTIO DIVINA A expressão Lectio Divina vem de Orígenes e a sistematização do método foi através de Guido II, por volta do ano 220 dC. Os pais do deserto usaram esse método como muitos cristãos ainda o usam.

LEITURA

Apropriar, situar, respeitar o texto

Na lectio (Leitura) é importante ler o texto várias vezes, ler com calma e atenção, conhecer o que está escrito, ler se possível em outras versões. Decifrar e interpretar o sentido do texto bíblico. Perceber coisas importantes como o ambiente, personagens, diálogos, analisar os verbos, palavras complicadas. Fazer perguntas como: Quem? Onde? Por que ?

Identifique o que o texto diz e procure conhecer os elementos fundamentais do texto. A pergunta principal deve ser: O QUE DIZ O TEXTO ?

MEDITAÇÃO

Ruminar, dialogar, atualizar

Na (Meditatio) meditação , rumina-se a Bíblia, é a procura de saber o que Deus deseja falar. É penetrar no interior do texto, é mais do que ler. É uma atualização do texto, para mim, é dialogar com o texto. Quais as circunstâncias que o texto me questiona e incentiva a viver com Deus? A pergunta principal deve ser: O QUE DIZ O TEXTO PARA MIM, PARA NÓS? É preciso fazer uma ligação entre a Bíblia e minha vida. Torne-se um veiculo de um amor entre Deus, a Bíblia e o próximo. Contextualizando a Bíblia para a vida cotidiana.

ORAÇÃO

suplicar, louvar, orar

Na Oratio (Oração), responde-se a que Deus falou. Depois de ler o texto e meditar, é o momento de dizer para Deus a proposta do texto. É a resposta do que o texto diz para você. É orar o texto bíblico. Este momento não deve-se preocupar com palavras bonitas, mas no que sente, no que precisa mudar. A pergunta principal deve ser: O QUE O TEXTO ME FAZ DIZER A DEUS ?

CONTEMPLAÇÃO

discernir, agir, saborear

Na Contemplatio (Contemplação), já não há necessidade de palavras. Depois de ter derramado o coração para Deus, no silêncio, entregar-se a uma adoração, pensa-se no que é preciso mudar o que é necessário para um novo agir. A pergunta principal deve ser: O QUE EU PRECISO FAZER ?ESTOU PRONTO PARA A NOVA MISSÃO ?

ALGUNS PASSOS

  1. Procure um lugar agradável e calmo, que seja fácil de se concentrar.

  2. Faça uma oração inicial pedindo para o Espírito Santo orientá-lo e acalmá-lo se for o caso Is50.4b

  3. Cante um cântico ou um hino de adoração e quebrantamento.

  4. Abra sua Bíblia e comece a ler o texto indicado. Leia lentamente e várias vezes em voz alta em outras versões, use o dicionário. O QUE DIZ O TEXTO ?

  5. Ao ler o que o texto diz responda: O QUE DIZ O TEXTO PARA MIM, PARA NÓS ? Atualize o que leu para a sua vida, leia atentamente o que te chamou mais atenção. O que Deus quer te falar. Faça um ponte entre o texto e sua vida. Se possível procure outros textos.

  6. Agora é o momento de colocar diante de Deus o que está sentindo, expressar os sentimentos. É a sua resposta para Deus depois dos desafio que leu no texto. O QUE O TEXTO ME FAZ DIZER A DEUS ?

  7. Num sentimento de adoração, escute o que Deus quer te falar. A contemplação exige uma tomada de decisão. O QUE O PRECISO FAZER ? ESTOU PRONTO PARA A NOVA MISSÃO ? Assuma um compromisso. É preciso produzir o que aprendeu no dia-a-dia. Escolha uma frase para lembrar durante o dia. Escreva num diário espiritual.

  8. Termine pedindo a Deus ajudar nesse novo desafio, entregue-se a Ele.


Que na prática da Lectio Divina possamos falar igual a Samuel “Fala, porque o teu servo ouve.”I Sm 3.10.


1. Peterson, Eugene. Maravilhosa Bíblia, 104pág.

2. Peterson, Eugene. Maravilhosa Bíblia, 107pág.


FONTES:

As fontes foram de diversos sites da internet e rápidas pesquisas em alguns livros sobre o tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário