domingo, 27 de outubro de 2019

9 das táticas de manipulação de Satanás que as mulheres precisam conhecer

Quando ela o conheceu online, ele não poderia ter sido mais charmoso. Cada carta que ele enviava - todo elogio que ele oferecia para saciar seu coração sedento - a deixava um pouco mais intoxicada. Logo, ela caiu forte.
Foi quando os pedidos de dinheiro começaram a chegar. Eles eram pequenos a princípio - algumas centenas aqui, alguns milhares ali. Antes que ela percebesse que o homem que amava não tinha a intenção de cumprir suas promessas, ela já o havia transferido US $ 250.000.
Mas ela não é a primeira a se apaixonar por uma vigarista. De acordo com o FBI, as taxas de fraude de romance são disparadas, atacando milhares de vítimas em todo o mundo.
E agora, há um vigarista em geral que lida com apostas eternas. Como o apóstolo Pedro advertiu,
“Esteja alerta e de mente sóbria. O seu inimigo, o diabo, ronda como um leão que ruge, procurando alguém para devorar ”( 1 Pedro 5: 8 ).
Seja enganando você fora de sua paz de espírito, suas riquezas em Cristo ou sua alma imortal, esse golpista não quer nada mais do que você ser sua próxima vítima. Como você pode frustrar seus planos? Ao identificar suas mentiras, estar ciente de suas táticas de manipulação e revidar com a verdade.

Identificando as mentiras:

A decepção é o cerne de todo trabalho fraudulento. E de acordo com Jesus, ninguém é mais enganador que o diabo ( João 8:44 ). Suas mentiras são cambiaformas vampíricas, capazes de adotar qualquer forma que varia de Você é menor do que quem Deus diz que você é a Você pode ser como Deus. Mas não importa de que forma as mentiras assumam, a mesma arma funciona contra eles todas as vezes: “a espada do Espírito, que é a palavra de Deus” ( Efésios 6:17 ).
Jesus empunhava esta arma ao lidar com o diabo face a face maligna ( Mateus 4: 1-11 ). Para cada tentação que Satanás lançava, Jesus podia responder com uma verdade das Escrituras. Seu sucesso em derrotar a tentação ilustra não apenas o poder da palavra de Deus, mas também a importância de esconder Sua palavra em nossos corações agora ( Salmo 199: 11 ), de modo que já estamos armados contra qualquer ataque que possamos encontrar mais tarde. Além disso, conhecer a palavra de Deus nos ajuda a reconhecer cada mentira em primeiro lugar, assim como estar familiarizado com dinheiro real nos ajuda a reconhecer dinheiro fictício quando o vemos.
Mas aqui está o problema: a conquista bem-sucedida envolve mais do que apenas contar mentiras. Os golpistas profissionais também usam inúmeras táticas de manipulação, técnicas de lavagem cerebral e armas psicológicas para induzir suas vítimas a aceitar essas mentiras. Se Satanás é o vigarista final, podemos esperar que ele empregue esses mesmos dispositivos.

Aqui estão apenas nove das táticas de manipulação de Satanás:

1. Agredindo nossa identidade
Estudos sobre prisioneiros de campos de concentração que sofreram lavagem cerebral durante a Guerra da Coréia descobriram uma realidade assustadora: a lavagem cerebral começa por agredir a identidade da vítima. Mensagem após mensagem, mentira após mentira, o senso de auto da vítima é corroído pelos sussurros do acusador:
Quem você pensa que é? Você é uma desculpa horrível para um soldado. Você nunca lutou por uma causa nobre. Tudo que você acreditou é uma mentira.
Controlar parceiros em relacionamentos abusivos utiliza essa mesma técnica, dizendo repetidamente à vítima que ela não é amável, não é bonita o suficiente, é estúpida demais para lidar sozinha com a vida ... a lista continua. Deveria ser surpresa que Satanás fizesse o mesmo conosco? Quantas mentiras dele, do seu valor, estão em seu apelo físico a ninguém te amará com seu tipo de passado, atacará nosso valor e identidade em Cristo? Revide, ouvindo o que o Pai Celestial diz sobre você.
2. Culpa
Depois de agredir a identidade de suas vítimas, o próximo passo dos lavadores de cérebros é sufocar essas vítimas em culpa, vergonha e humilhação. Também não é assim que Satanás funciona? As escrituras expõem Satanás como “o acusador de nossos irmãos e irmãs, que os acusam diante de Deus dia e noite” ( Apocalipse 10:22 ). Mas Hebreus 10: 19-22 revela o segredo para combater esse acusador:

“Visto que temos confiança para entrar no Lugar Santíssimo pelo sangue de Jesus ... vamos nos aproximar de Deus com um coração sincero e com toda a certeza que a fé traz, tendo nosso coração aspergido para nos purificar de uma consciência culpada e ter nossa corpos lavados com água pura. "
3. Isolamento
Verdades como essas são mais difíceis de lembrar quando estamos separados da família piedosa, de amigos e mentores que podem nos lembrar da realidade, nos incentivar e orar conosco. É por isso que Satanás fará tudo ao seu alcance para nos desconectar das influências cristãs (especialmente o próprio Cristo) e nos aliar às ímpias. Ele semeará sementes de divisão, cultivará raízes de amargura, cultivará ressentimento e colherá falta de perdão para nos libertar do corpo de Cristo. Ele ama nada mais do que levar cunhas a igrejas, casamentos, ministérios, mentorias, famílias e amizades divinas.
Scammers humanos, lavadores de cérebros e até líderes de culto também fazem isso, isolando suas vítimas daqueles que poderiam apoiá-las. Revide-se cercando-se do corpo de Cristo, fazendo “todo esforço para manter a unidade do Espírito através do vínculo da paz” ( Efésios 4: 3 ) - especialmente quando não quiser, não sinta gostem ou estão "muito ocupados".
4. À porta
Seja nos isolando dos outros, destruindo relacionamentos divinos ou nos levando a pecados cada vez mais destrutivos, Satanás provavelmente não alcançará seus objetivos da noite para o dia. Em vez disso, ele provavelmente tentará o que os manipuladores chamam de técnica "entrar na porta". A idéia é começar pequeno, fazendo pequenos pedidos à vítima e, progressivamente, acumular algo mais significativo.
Como o fraudador de romances que gradualmente roubou US $ 250.000 de uma mulher, Satanás frequentemente pede uma série de pequenos compromissos, em vez de um salto colossal para o pecado. Lute, estabelecendo limites claros para si mesmo com base na palavra de Deus, antes mesmo que as tentações comecem.
5. Gaslighting
Cuidado, agora: Satanás tentará fazer você adivinhar esses limites. Uma maneira de fazer isso é fazê-lo adivinhar a palavra de Deus. Foi exatamente assim que ele enganou Eva no Éden, perguntando: “Deus realmente disse que você não deve comer de nenhuma árvore no jardim?” ( Gênesis 3: 1 )
Plantar a dúvida na mente da vítima dessa maneira, levando-a a questionar suas percepções da realidade - o que ouviu, o que acredita e se está sã - é a tática de manipulação psicológica da iluminação a gás. Satanás tenta iludir-se sempre que sussurra perguntas como: Deus realmente disse que te perdoou pelo seu passado? Ele realmente espera que você observe suas palavras? Ele realmente disse que você não deve morar com seu namorado, mesmo que ambos estejam comprometidos com um relacionamento amoroso? Lute de volta caminhando perto de Deus, alimentando consistentemente seu espírito com a Sua palavra e mantendo-se sensível à Sua voz.

6. Atacar quando nos sentimos fracos
Resistir a ataques espirituais - ou qualquer manipulação - é mais difícil quando estamos pessoalmente comprometidos, e Satanás sabe disso. Os manipuladores humanos também sabem disso, e é por isso que os regimes de lavagem cerebral geralmente envolvem luzes brilhantes, música repetitiva, violência física, abuso verbal, privação de comida, remédios ou sono - qualquer coisa para diminuir as defesas físicas, mentais ou emocionais das vítimas.
Satanás não está acima de nos derrubar quando caímos. De fato, ele esperou até 40 dias de jejum enfraquecerem as defesas de Jesus antes de tentá-Lo. Para reagir, precisamos estar atentos aos ataques de Satanás quando estivermos cansados, com fome ou doentes; quando acabamos de receber más notícias, travamos uma batalha, perdemos um emprego ou experimentamos uma grande transição; ou quando sofremos um golpe físico, mental ou emocional.
Estes são os momentos em que devemos permanecer especialmente conscientes de nossa dependência de Deus. Também precisamos nos proteger contra qualquer mentira - por exemplo, "Você não é valioso a menos que seja excessivamente programado" - o que pode nos levar a um estado enfraquecido em primeiro lugar.
7. Atacar quando nos sentimos fortes
Às vezes, porém, Satanás joga o jogo oposto - nos atacando quando nos sentimos fortes. Tanto os reis pagãos quanto os justos aprenderam isso da maneira mais difícil, como você pode ler em Daniel 4 e 2 Crônicas 26 . Mesmo Salomão, que se destacou na sabedoria dada por Deus acima de qualquer outro governante e escreveu capítulos bíblicos inteiros sobre os perigos das sedutoras, finalmente deixou sua fraqueza pelas mulheres atraí-lo à idolatria ( 1 Reis 11: 1-4 ).
Muitas vezes, os golpistas humanos também visam os aparentemente fortes - os ricos, os instruídos e aqueles que, como Salomão, podem nunca se suspeitar vulneráveis. Lute, reconhecendo que tudo o que você tem vem de Deus, que precisa dele na sua hora mais forte, pelo menos tanto quanto na sua hora mais fraca, e que nunca é fiel demais para falhar.
8. Semear descontentamento
Os aparentemente fortes também são os principais alvos de outra tática de manipulação - que impulsiona a publicidade ao consumidor. As propagandas geram descontentamento em nossas mentes, sugerindo que, por mais abençoados que já sejamos, falta algo em nossas vidas, uma lacuna que apenas o produto anunciado preencherá. Satanás também ama nos prender com esse truque, dizendo que precisamos de riqueza, status, aparência, relacionamento, ensino religioso extra-bíblico ou qualquer outra coisa além de Jesus para estar seguro, salvo e satisfeito.

Além de nos deixar infelizes, esse descontentamento consumista também avança as ambições de Satanás para mantermos nossos olhos em nós mesmos, e não em Deus ou nos outros. Lute com gratidão e lembrando que nosso maior objetivo não é agradar a nós mesmos, mas amar nossos vizinhos e nosso Senhor, que por si só dá vida em plenitude ( João 10:10 ).
9. Explorando a Emoção Humana
Outro truque de Satanás, o impulso de inúmeros métodos manipuladores de persuasão, incluindo a maior parte da propaganda, é tirar proveito de nossos instintos humanos mais profundos. Satanás explora nosso desejo de conformidade social, oferecendo-nos o pecado como um meio de obter a aceitação dos outros. Ele seqüestra nossa fiação divinamente projetada para conexão, atraindo-nos a relacionamentos que contornam as diretrizes de Deus. E acima de tudo, ele se alimenta de nossos medos. Lute de volta obedientemente, comprometendo-se continuamente, com emoções e tudo, nas mãos de seu pai amoroso.

Combate ao golpe:

É digno de nota que nosso Pai já nos equipou com a verdade, a força e o armamento espiritual de que precisamos para combater o vigarista final, aquela serpente suave da antiguidade ( 1 Coríntios 10:13 ). Como outros manipuladores, ele utiliza técnicas que incluem ataques de identidade, culpa, isolamento, porta à porta, iluminação de gás, golpear quando estamos mais fracos ou fortes, semeando descontentamento e explorando nossas emoções. Jogando com as apostas mais altas imagináveis, esse trapaceiro de romance exerce todos os seus encantos para nos livrar da paz, esperança e vida que temos em nosso verdadeiro amor, Cristo. Mas, permanecendo sempre atento às táticas de Satanás, estaremos bem preparados para identificar seus golpes - e lutar contra a verdade de Cristo.

Patricia Engler é uma escritora aventureira que explora como Cristo pode navegar com culturas e salas de aula seculares, com Cristo. Após 12 anos de ensino em casa e um bacharelado ela fez uma mochila de 360 ​​° em todo o mundo, documentando como os estudantes cristãos mantêm sua fé na universidade. Você pode acompanhar as histórias dela e se conectar em www.patriciaengler.com.



Nenhum comentário:

Postar um comentário