Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo,
às doze tribos que se encontram na Dispersão, saudações.
Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria
o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada,
produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que
sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.
Se, porém, algum de vós necessita de
sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida.
Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda
do mar, impelida e agitada pelo vento. Não suponha esse homem que alcançará do
Senhor alguma coisa; homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus
caminhos.
O irmão, porém, de condição humilde glorie-se
na sua dignidade, e o rico, na sua insignificância, porque ele passará como a
flor da erva. Porque o sol se levanta com seu ardente calor, e a erva seca, e a sua flor cai, e desaparece
a formosura do seu aspecto; assim também se murchará o rico em seus caminhos.
Bem-aventurado o homem que suporta, com
perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a
qual o Senhor prometeu aos que o amam. Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque
Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta. Ao contrário, cada um é tentado
pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então, a cobiça, depois de haver
concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.
Não vos enganeis, meus amados irmãos. Toda boa
dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode
existir variação ou sombra de mudança. Pois, segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da
verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas.
Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo
homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira
do homem não produz a justiça de Deus. Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de
maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a
vossa alma. Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.
Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que
contempla, num espelho, o seu rosto natural; pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se
esquece de como era a sua aparência. Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei
da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será
bem-aventurado no que realizar.
Se alguém supõe ser religioso, deixando de
refrear a língua, antes, enganando o próprio
coração, a sua religião é vã. A religião pura
e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas
tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo
Meus
irmãos, não tenhais a fé em nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em
acepção de pessoas.
Se, portanto, entrar na vossa sinagoga algum homem com anéis de ouro nos dedos,
em trajos de
luxo, e entrar também algum pobre andrajoso, e tratardes com deferência o que
tem os trajos de luxo
e lhe disserdes: Tu, assenta-te aqui em lugar de honra; e disserdes ao pobre:
Tu, fica ali em pé ou
assenta-te aqui abaixo do estrado dos meus pés, não fizestes distinção entre
vós mesmos e não vos tornastes
juízes tomados de perversos pensamentos? Ouvi, meus amados irmãos. Não escolheu
Deus os
que para o mundo são pobres, para serem ricos em fé e herdeiros do reino que
ele prometeu aos
que
o amam? Entretanto, vós outros menosprezastes o pobre. Não são os ricos que vos
oprimem e não
são eles que vos arrastam para tribunais? Não são eles os que blasfemam o bom
nome que sobre vós
foi invocado? Se vós, contudo, observais a lei régia segundo a Escritura:
Amarás
o teu próximo como a ti mesmo, fazeis
bem; se, todavia, fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, sendo argüidos
pela lei como
transgressores. Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só
ponto, se torna culpado
de todos. Porquanto, aquele que disse: Não
adulterarás também
ordenou: Não
matarás.
Ora,
se não adulteras, porém matas, vens a ser transgressor da lei. Falai de tal
maneira e de tal maneira
procedei como aqueles que hão de ser julgados pela lei da liberdade. Porque o
juízo é sem misericórdia
para com aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o
juízo.
Meus
irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras?
Pode, acaso,
semelhante fé salvá-lo? Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e
necessitados do
alimento cotidiano, e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos
e fartai-vos, sem, contudo,
lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso? Assim, também a
fé, se não tiver obras,
por si só está morta.
Mas
alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras,
e eu, com as
obras, te mostrarei a minha fé. Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os
demônios crêem e tremem.
Queres, pois, ficar certo, ó homem insensato, de que a fé sem as obras é
inoperante? Não foi por
obras que Abraão, o nosso pai, foi justificado, quando ofereceu sobre o altar o
próprio filho,Isaque?
Vês como a fé operava juntamente com as suas obras; com efeito, foi pelas obras
que a fé se consumou,
e se cumpriu a Escritura, a qual diz:
Ora,
Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça; e: Foi
chamado amigo de Deus.
Verificais
que uma pessoa é justificada por obras e não por fé somente. De igual modo, não
foi
também justificada por obras a meretriz Raabe, quando acolheu os emissários e
os fez partir poroutro caminho? Porque, assim como o corpo sem espírito é
morto, assim também a fé sem obras é morta.
Meus
irmãos, não vos torneis, muitos de vós, mestres, sabendo que havemos de receber
maior juízo.
Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é
perfeito varão, capaz
de refrear também todo o corpo. Ora, se pomos freio na boca dos cavalos, para
nos obedecerem,
também lhes dirigimos o corpo inteiro. Observai, igualmente, os navios que,
sendo tão grandes
e batidos de rijos ventos, por um pequeníssimo leme são dirigidos para onde
queira o impulso
do timoneiro. Assim, também a língua, pequeno órgão, se gaba de grandes coisas.
Vede como
uma fagulha põe em brasas tão grande selva! Ora, a língua é fogo; é mundo de
iniqüidade; a língua
está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e
não só põe em chamas
toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas
pelo inferno.
Pois toda espécie de feras, de aves, de répteis e de seres marinhos se doma e
tem sido domada
pelo gênero humano; a língua, porém, nenhum dos homens é capaz de domar; é mal incontido,
carregado de veneno mortífero. Com ela, bendizemos ao Senhor e Pai; também, com
ela, amaldiçoamos
os homens, feitos à semelhança de Deus. De uma só boca procede bênção e
maldição.
Meus
irmãos, não é conveniente que estas coisas sejam assim. Acaso, pode a fonte
jorrar do mesmo lugar
o que é doce e o que é amargoso? Acaso, meus irmãos, pode a figueira produzir
azeitonas ou a videira,
figos? Tampouco fonte de água salgada pode dar água doce.
Quem
entre vós é sábio e inteligente? Mostre em mansidão de sabedoria, mediante
condigno proceder,
as suas obras. Se, pelo contrário, tendes em vosso coração inveja amargurada e
sentimento faccioso,
nem vos glorieis disso, nem mintais contra a verdade. Esta não é a sabedoria
que desce lá do
alto; antes, é terrena, animal e demoníaca. Pois, onde há inveja e sentimento
faccioso, aí há confusão
e toda espécie de coisas ruins. A sabedoria, porém, lá do alto é,
primeiramente, pura; depois,
pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos,
imparcial, sem fingimento.
Ora, é em paz que se semeia o fruto da justiça, para os que promovem a paz.
De
onde procedem guerras e contendas que há entre vós? De onde, senão dos prazeres
que militam
na vossa carne? Cobiçais e nada tendes; matais, e invejais, e nada podeis
obter; viveis a lutar e
a fazer guerras. Nada tendes, porque não pedis; pedis e não recebeis, porque
pedis mal, para esbanjardes
em vossos prazeres. Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga
de Deus?
Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Ou
supondes que em
vão afirma a Escritura:
É
com ciúme que por nós anseia o Espírito, que ele fez habitar em nós?
Antes,
ele dá maior graça; pelo que diz: Deus
resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Sujeitai-vos,
portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus,
e ele
se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo
dobre, limpai o coração.
Afligi-vos, lamentai e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto, e a vossa
alegria, em tristeza. Humilhai-vos na presença do
Senhor, e ele vos exaltará.
Irmãos,
não faleis mal uns dos outros. Aquele que fala mal do irmão ou julga a seu
irmão fala mal
da lei e julga a lei; ora, se julgas a lei, não és observador da lei, mas juiz.
Um só é Legislador e Juiz,
aquele que pode salvar e fazer perecer; tu, porém, quem és, que julgas o
próximo?
Atendei,
agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá
passaremos um ano,
e negociaremos, e teremos lucros. Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a
vossa vida?
Sois,
apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa. Em vez disso,
devíeis dizer: Se o
Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo. Agora,
entretanto, vosjactais
das vossas arrogantes pretensões. Toda jactância semelhante a essa é maligna.
Portanto, aquele
que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando.
Atendei,
agora, ricos, chorai lamentando, por causa das vossas desventuras, que vos sobrevirão.
As vossas riquezas estão corruptas, e as vossas roupagens, comidas de traça; o
vosso ouro e
a vossa prata foram gastos de ferrugens, e a sua ferrugem há de ser por
testemunho contra vós msmos
e há de devorar, como fogo, as vossas carnes. Tesouros acumulastes nos últimos
dias. Eis que
o salário dos trabalhadores que ceifaram os vossos campos e que por vós foi
retido com fraude está
clamando; e os clamores dos ceifeiros penetraram até aos ouvidos do Senhor dos Exércitos.
Tendes vivido regaladamente sobre a terra; tendes vivido nos prazeres; tendes
engordado o vosso
coração, em dia de matança; tendes condenado e matado o justo, sem que ele vos
faça resistência.
Sede,
pois, irmãos, pacientes, até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador aguarda com paciência
o precioso fruto da terra, até receber as primeiras e as últimas chuvas. Sede
vós também pacientes
e fortalecei o vosso coração, pois a vinda do Senhor está próxima. Irmãos, não
vos queixeis uns
dos outros, para não serdes julgados. Eis que o juiz está às portas. Irmãos,
tomai por modelo no sofrimento
e na paciência os profetas, os quais falaram em nome do Senhor. Eis que temos
por felizes os
que perseveraram firmes. Tendes ouvido da paciência de Jó e vistes que fim o
Senhor lhe deu; porque
o Senhor é cheio de terna misericórdia e compassivo.
Acima
de tudo, porém, meus irmãos, não jureis nem pelo céu, nem pela terra, nem por qualquer
outro voto; antes, seja o vosso sim sim, e o vosso não não, para não cairdes em
juízo.
Está
alguém entre vós sofrendo? Faça oração. Está alguém alegre? Cante louvores.
Está
alguém
entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e estes façam oração sobre
ele, ungindo-o com
óleo, em nome do Senhor. E a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o
levantará; e, se houver
cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. Confessai, pois, os vossos pecados uns
aos outros e orai
uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica
do justo. Elias era homem
semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou, com instância, para
que não chovesse
sobre a terra, e, por três anos e seis meses, não choveu. E orou, de novo, e o
céu deu chuva, e
a terra fez germinar seus frutos.
Meus
irmãos, se algum entre vós se desviar da verdade, e alguém o converter, sabei
que
aquele
que converte o pecador do seu caminho errado salvará da morte a alma dele e cobrirá multidão de pecados.
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