Leitura Bíblica: 2 Samuel 22.31-37
É ele que treina as minhas mãos para a batalha… (2Sm 22.35a)
Muitos jogam futebol ou sonham em entrar para um time importante e tornar-se conhecidos e famosos, mas poucos chegam lá. Para alcançar o objetivo há uma caminhada antes: horas cansativas de treino para adquirir habilidade, exercícios físicos para ganhar força, etc. E mesmo quem chega ao que sonhou precisa continuar treinando para melhorar ainda mais, caso contrário regredirá.
O texto que você leu na Bíblia é parte de um cântico de louvor de Davi. Ele foi ungido rei por Samuel ainda moço, mas não se tornou rei de imediato. Antes passou por um treinamento “vip” de Deus, o que incluía ser perseguido pelo rei Saul e ter de se refugiar, liderar um grupo de homens desgostosos da vida e transformá-los em guerreiros, combater exércitos inimigos. Talvez Davi questionasse a forma esquisita de Deus agir: num dia recebia a promessa de ser rei, e logo após tinha de fugir até do seu próprio país. Mas Deus estava por trás dessas situações, forjando seu caráter e treinando-o para a missão que ele mesmo lhe dera. Davi não duvidou de Deus e, anos depois, exaltou o Senhor compreendendo que realmente os caminhos dele são perfeitos. Talvez não tivesse sido o rei segundo o coração de Deus se não tivesse passado por um treinamento tão rigoroso.
Da mesma forma, Deus tem grandes e maravilhosos projetos para mim e para você, mas antes disso precisamos passar por um treinamento para cumprir eficazmente o plano divino. Esse preparo vem muitas vezes em forma de provações e dificuldades que no momento podemos até não entender, mas que Deus envia para podermos aprender a confiar somente nele e em nada mais. Às vezes permite que percamos tudo para aprender que é ele quem nos sustenta, e que nada faremos se não for com sua permissão. Na próxima vez em que enfrentar alguma dificuldade, encare-a como um treinamento de Deus, e isso vai mudar a forma de lidar com o problema. – IG
Dificuldades são úteis para crescer na intimidade com o Senhor e lapidar o caráter.
Nenhum comentário:
Postar um comentário