A psicóloga Angela Duckworth, da Universidade da Pensilvânia, conduziu um estudo no qual buscava determinar quais cadetes conseguiriam passar pelo programa Besta de West Point - um programa de treinamento básico de processo de sete semanas para cadetes. As entrevistas e testes rigorosos pelos quais os cadetes passaram para entrar em West Point disseram a Angela que QI e talento não eram os fatores decisivos.
Então, Angela desenvolveu seu próprio teste para determinar quais cadetes tinham força mental para conquistar a Besta. Ela o chamou de “Escala de Grit” e era um indicador altamente preciso do sucesso dos cadetes. A Escala de Grit mede a força mental, que é aquela combinação única de paixão, tenacidade e resistência que permite que você cumpra seus objetivos até que se tornem realidade.
Para aumentar sua força mental, você simplesmente precisa mudar sua perspectiva. Quando os tempos difíceis chegam, as pessoas com força mental sofrem tanto quanto todas as outras. A diferença é que eles entendem que os momentos desafiadores da vida oferecem lições valiosas. No final, são essas lições difíceis que constroem a força de que você precisa para ter sucesso.
Desenvolver força mental significa fazer habitualmente coisas que ninguém mais está disposto a fazer.
Se você não está fazendo as coisas a seguir regularmente, deveria estar, pois esses são os hábitos em que as pessoas mentalmente fortes confiam.
- Você tem que lutar quando já se sente derrotado. Certa vez, um repórter perguntou a Muhammad Ali quantas abdominais ele fazia todos os dias. Ele respondeu: “Não conto meus abdominais, só começo a contar quando começa a doer, quando sinto dor, porque é quando realmente importa”. O mesmo se aplica ao sucesso no local de trabalho. Você sempre tem duas opções quando as coisas começam a ficar difíceis: você pode superar um obstáculo e crescer no processo ou deixar que ele o derrote. Os humanos são criaturas de hábitos. Se você parar quando as coisas ficarem difíceis, será muito mais fácil parar da próxima vez. Por outro lado, se você se força a superar um desafio, a força começa a crescer em você.
- Você tem que adiar a gratificação. Houve um famoso experimento de Stanford em que um administrador deixou uma criança em uma sala com um marshmallow por 15 minutos. Antes de sair, o experimentador disse à criança que ela poderia comê-lo, mas se ela esperasse e não comesse até que ele voltasse, ela obteria um segundo marshmallow. As crianças que conseguiram esperar até que o experimentador voltasse tiveram melhores resultados na vida, incluindo pontuações mais altas no SAT, maior sucesso na carreira e índices de massa corporal ainda mais baixos. A questão é que atrasos na gratificação e paciência são essenciais para o sucesso. Pessoas com força mental sabem que os resultados só se materializam quando investem tempo e renunciam à gratificação instantânea.
- Você tem que cometer erros, parecer um idiota e tentar de novo - sem nem piscar. Em um estudo recente no College of William and Mary, pesquisadores entrevistaram mais de 800 empresários e descobriram que os mais bem-sucedidos entre eles tendem a ter duas coisas críticas em comum: eles são péssimos em imaginar o fracasso e tendem a não se importar com o que os outros as pessoas pensam neles. Em outras palavras, os empreendedores mais bem-sucedidos não dedicam tempo ou energia se preocupando com seus fracassos; eles vêem o fracasso como um passo pequeno e necessário no processo de atingir seus objetivos.
- Você tem que manter suas emoções sob controle. Emoções negativas desafiam sua força mental a cada passo do caminho. Embora seja impossível não sentir suas emoções, está totalmente sob seu poder gerenciá-las com eficácia e mantê-las sob controle. Quando você permite que suas emoções superem sua capacidade de pensar com clareza, é fácil perder a determinação. Um mau humor pode fazer com que você se precipite ou se desvie da direção escolhida com a mesma facilidade com que um bom humor pode torná-lo confiante e impulsivo demais.
- Você tem que fazer as ligações que tem medo de fazer. Às vezes, temos que fazer coisas que não queremos porque sabemos que é o melhor a longo prazo: despedir alguém, ligar para um estranho, parar a noite toda para restaurar o servidor da empresa ou descartar um projeto e começar de novo. É fácil deixar que o desafio iminente paralise você, mas as pessoas mais bem-sucedidas sabem que, nesses momentos, a melhor coisa que podem fazer é começar imediatamente. Cada momento gasto temendo a tarefa subtrai tempo e energia de realmente realizá-la. Pessoas que aprendem a fazer habitualmente as decisões difíceis se destacam como flamingos em um bando de gaivotas.
- Você tem que confiar em seu instinto. Existe uma linha tênue entre confiar em sua intuição e ser impulsivo. Confiar em sua intuição é uma questão de olhar para as decisões de todos os ângulos possíveis e, quando os fatos não apresentam uma alternativa clara, você acredita em sua capacidade de tomar a decisão certa; você vai com o que parece e sente certo.
- Você tem que liderar quando ninguém mais segue. É fácil definir uma direção e acreditar em si mesmo quando você tem apoio, mas o verdadeiro teste de força é quão bem você mantém sua determinação quando ninguém mais acredita no que você está fazendo. Pessoas com força mental acreditam em si mesmas, não importa o que aconteça, e mantêm o rumo até conquistar as pessoas para suas formas de pensar.
- Você tem que se concentrar nos detalhes, mesmo quando isso entorpece sua mente. Nada testa sua força mental como detalhes entorpecentes, especialmente quando você está cansado. Quanto mais pessoas com força mental são desafiadas, mais elas se aprofundam e acolhem esse desafio, e os números e os detalhes não são exceção a isso.
- Você tem que ser gentil com as pessoas que são rudes com você. Quando as pessoas o tratam mal, é tentador descer ao nível deles e retribuir o favor. Pessoas com força mental não permitem que outros pisem nelas, mas isso não significa que sejam rudes com elas. Em vez disso, eles tratam as pessoas rudes e cruéis com a mesma bondade que estendem a todos os outros, porque não permitem que a negatividade de outra pessoa os derrube.
- Você tem que ser responsável por suas ações, não importa o quê. É muito mais provável que as pessoas se lembrem de como você lidou com um problema do que de como você o criou. Ao se responsabilizar, mesmo quando dar desculpas for uma opção, você mostra que se preocupa mais com os resultados do que com sua imagem ou ego.
A força mental é tão rara quanto importante. A boa notícia é que qualquer um de nós pode ficar mais forte com um pouco mais de foco e esforço.