Mateus 1. 18- 25
Quando leio a passagem em destaque me soltam os olhos algumas atitudes de José.
"O nascimento de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava comprometida a casar-se com José. Mas, antes de se unirem, ela achou-se grávida pelo Espírito Santo. José, seu marido, era um homem justo e não queria expô-la à desgraça pública. Por isso, decidiu separar-se dela secretamente.
Tendo José isso em mente, um anjo do Senhor apareceu-lhe em sonho, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, pois o que nela foi gerado é do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, a quem darás o nome de Jesus; porque ele salvará seu povo dos seus pecados. Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor havia declarado pelo profeta: A virgem engravidará e dará à luz um filho, a quem chamarão Emanuel, que significa: Deus conosco. Despertado do sono, José fez o que o anjo do Senhor lhe ordenara e recebeu sua mulher; mas não a conheceu na intimidade enquanto ela não deu à luz um filho; e deu-lhe o nome de Jesus."
Quando leio a passagem em destaque me soltam os olhos algumas atitudes de José.
Isso nos ensina que muitos assuntos tem que ser resolvidos secretamente. Temos a tendência de “jogar no ventilador” independente das consequências. Magoamos pessoas sem se importar com seus sentimentos.
Jóse, conforme consta na lei judaica, podia se divorciar (separar) de Maria e manda-la apedrejá-la. Porém, como um homem justo e temente a Deus não resolveu fazer isso.
José era receptivo a voz de Deus v.24
José era obediente. Precisamos obedecer a Deus .
José era respeitoso v. 25
Temos que esperar o tempo certo. José teve um grande respeito por Maria e só a teve como esposa depois do nascimento de Jesus.