segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Sendo Relevante

Dia 28 de agosto participei do 4° encontro Renas(Rede Evangélica Nacional de Ação Social), assisti a plenária que está abaixo. Depois de ouvir o Pr. Maurício Cunha falar fiquei pensando que tenho que ser uma pessoa relevante, ter um ministério relevante para a sociedade e para as pessoas que estão em minha volta. Que o Senhor me abençoe!
Visite: www.renas.org.br/

Igreja profética e justa - Pr. Maurício Cunha


Para Maurício a justiça social é uma visão bíblica. Sua palavra, baseada no texto de Lucas 24.17-19, pretendeu focar no papel da igreja de transformação social enquanto local.
Nesta passagem o discípulo define o ministério de Jesus. E a igreja? Como deve ser reconhecida? Ela tem sido profética?
Nos nossos dias muito se tem falado sobre profecias. Mas qual a natureza do profético? Segundo Maurício, é o anúncio e o fazer cumprir a vontade de Deus. É confrontar o que realmente é justo e estar ciente da realidade social.
A igreja deve ser, assim como Cristo, poderosa em palavras e obras. Infelizmente, o que temos visto são igrejas que só dão valor à primeira; gosta muito de púlpito e oratória. Porém não devemos nos restringir apenas à proclamação, e sim fazer cumprir os desígnios de Deus. Toda a ação social cristã deve ser profética.
Além disso, o preletor lembrou que uma igreja relevante é reconhecida pela sociedade e não apenas internamente: “Se sua igreja sumisse do nada o que a comunidade iria pensar? Sentiria falta? Ficaria aliviada?”.
Visão bíblica
TSEDAKAH: Justiça nas situações injustas
A justiça é tema central nas Escrituras. Um mendigo em Israel não se fazia de coitado; pelo contrário, pedia por justiça. E Deus nos ensina a viver assim (Dt 15.4,7,11). Então o que seria a justiça de Deus?
A ajuda aos desfavorecidos não é vista como ato de bondade e sim como uma obrigação ética. Mas biblicamente não era assim. O não cumprimento dessa “obrigação” é considerada pela Bíblia como extremamente grave (Ez 16.49).
A fé cristã exige compromisso com o outro e com a ação. A justiça não tem a ver com sentimentalismo e sim com atitude. “Deus elabora, executa e avalia projetos. Ele é prático. Às vezes queremos ser mais espirituais que Deus.”
Alguns exemplos da justiça de Deus na Bíblia:
- O ano sabático (Dt 15)
- O ano de pousio da terra (Ex 23.10-11)
- Preocupação com as condições de vida do trabalhador (Dt 24.14-15)
- Disposições orientadas para proteger o consumidor. Medidas certas e preço justo (Dt 25.13-16)
- Apoio aos pobres (Lv 25.35)
Educação do coração para a solidariedade.
Oliveiras, bagos de vinha e espigas (Lv 19.9-10, Dt 24.19-21)
Vida plena para aquele que pratica a justiça.
As esmolas de Cornélio (At 10. 1-4)
A melhor tradução para “as esmolas de Cornélio” é por justiça.
A igreja precisa ser “educada”. Uma relação de mutualidade e de aprendizado deve fazer parte da vida da igreja. Precisamos fazer para os outros como se estivéssemos fazendo para Jesus e clamar por uma igreja relevante e que pratica a justiça.
A igreja irrelevante defende apenas os seus próprios interesses. A relevante está atenta; contextualiza e busca a excelência. Como ela é um celeiro de recursos e talentos, devemos orientar os vocacionados para a transformação social.
Contudo a igreja não pode fazer isso sozinha. Ela precisa da ajuda de pastorais, ministérios, que, por sua vez, devem se juntar em redes.
A fé cristã não cabe dentro de quatro paredes.
Ap 19.8- Os atos dos santos de justiça dos santos. Vestes de linho finíssimo resplandecente e puro.


Maurício Cunha, diretor nacional da Visão Mundial, dirigiu segunda plenária do IV Encontro RENAS

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

O convite- Dallas Willard


Recebemos um convite. Somos convidados a empreender uma peregrinação - ao coração e à vida de Deus. O convite é há muito tempo bem divulgado. É difícil olhar alguma faceta do drama humano sem encontrá-lo. É literalmente "soprado pelo vento". Uma porta acolhedora parece aberta a todos sem exceção. Nenhuma pessoa ou circunstância, senão a nossa própria decisão, pode nos afastar dela. "Quem quiser pode vir."
O que Deus deseja para nós é que vivamos nele. Ele coloca no meio de nós o Caminho que leva até ele. Isso mostra como Deus realmente é, bem no seu âmago - na verdade, mostra como é realmente a realidade. Na sua natureza e no seu significado mais profundos o nosso universo é uma comunidade de amor ilimitado e absolutamente capaz.
O Caminho de que falamos é Jesus, o "nazareno luminoso", como Albert Einstein certa vez o chamou. Ao lado de dois ladrões, ele foi executado pelas autoridades cerca de dois mil anos atrás.
Ele tanto dignificou o horrível instrumento no qual morreu que a cruz se transformou no símbolo mais amplamente exibido e reconhecido da terra.

Extraído do livro: A Conspiração Divina- Dallas Willard

terça-feira, 25 de agosto de 2009

"O Senhor nos anima nos contextos mais improváveis da vida"
"Deus controla o incontrolável da nossa vida. Também com um marco de perseverança. Não devemos desistir perante o caminho que Ele nos levou a seguir."
Ronaldo Lidório

Konkombas- Roanldo Lidório


"Deus usa todo aquele que atende ao chamado incluindo aquele que não são candidatos ideias. Ele usa a todo aquele que reconhece que Deus é Deus"
"Ouça o chamado divino, confie na força do senhor e caminhe com Jesus na história que Ele está escrevendo ainda em nossos dias" Conrad e Brenda Dueck

"O Senhor nos anima nos contextos mais improváveis da vida."
"Deus controla o incontrolável da nossa vida. Também com um marco de perseverança. Não devemos desistir perante o caminho que Ele nos levou a seguir."
Ronaldo Lidório

segunda-feira, 24 de agosto de 2009


Oração da Serenidade

Concedei-me, Senhor
A serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar;
Coragem para modificar aquelas que posso;
e Sabedoria para conhecer a diferença entre elas.
Vivendo um dia de cada vez; Desfrutando um momento de cada vez; Aceitando que as dificuldades constituem o caminho à paz;
Aceitando, como Ele aceitou, este mundo tal como é, e não como Ele queria que fosse; Confiando que
Ele acertará tudo contanto que eu me entregue à Sua vontade; Para que eu seja razoavelmente feliz nesta vida e supremamente feliz com Ele eternamente na próxima.
Amém.
A Oração da Serenidade foi escrita pelo teólogo protestante Reinhold Niebuhr que viveu de 1892 até 1971 e trabalhava no Union Theological Seminary, nos Estados Unidos da América.

sábado, 22 de agosto de 2009

O Teu Trabalho É Descansar Em Mim

Não tenha sobre ti
Um só cuidado qualquer que seja
Pois um somente um
Seria muito para ti

É Meu somente Meu todo trabalho
E o teu trabalho é descansar em Mim
É Meu somente Meu todo trabalho
E o teu trabalho é descansar em Mim


Não temas quando enfim
Tiveres que tomar decisão
Entrega tudo a Mim
Confia de todo coração

É de Deus e não é seu...

É Meu somente Meu todo trabalho
E o teu trabalho é descansar em Mim
É Meu somente Meu todo trabalho
E o teu trabalho é descansar em Mim

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

" Vinde, e ouvi, todos os que temeis a Deus, e eu contarei o que ele tem feito por mim." Salmo 66:16

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Teologia do Não temas


Deuteronômio 31:8 O SENHOR, pois, é aquele que vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te espantes.
1 Crônicas 28:20 E disse Davi a Salomão seu filho: Esforça-te e tem bom ânimo, e faze a obra; não temas, nem te apavores; porque o SENHOR Deus, meu Deus, há de ser contigo; não te deixará, nem te desamparará, até que acabes toda a obra do serviço da casa do SENHOR.
Salmos 49:16 Não temas, quando alguém se enriquece, quando a glória da sua casa se engrandece.
Isaías 10:24 Por isso assim diz o Senhor DEUS dos Exércitos: Povo meu, que habitas em Sião, não temas à Assíria, quando te ferir com a vara, e contra ti levantar o seu bordão à maneira dos egípcios.
Isaías 41:10 Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.
Isaías 43:1 Mas agora, assim diz o SENHOR que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu.
Isaías 54:4 Não temas, porque não serás envergonhada; e não te envergonhes, porque não serás humilhada; antes te esquecerás da vergonha da tua mocidade, e não te lembrarás mais do opróbrio da tua viuvez.
Jeremias 30:10 Não temas, pois, tu, ó meu servo Jacó, diz o SENHOR, nem te espantes, ó Israel; porque eis que te livrarei de terras de longe, e à tua descendência da terra do seu cativeiro; e Jacó voltará, e descansará, e ficará em sossego, e não haverá quem o atemorize.
Jeremias 46:27 Mas não temas tu, servo meu, Jacó, nem te espantes, ó Israel; porque eis que te livrarei mesmo de longe, como também a tua descendência da terra do seu cativeiro; e Jacó voltará, e descansará, e sossegará, e não haverá quem o atemorize.
Ezequiel 2:6 E tu, ó filho do homem, não os temas, nem temas as suas palavras; ainda que estejam contigo sarças e espinhos, e tu habites entre escorpiões, não temas as suas palavras, nem te assustes com os seus semblantes, porque são casa rebelde.
Sofonias 3:16 Naquele dia se dirá a Jerusalém: Não temas, ó Sião, não se enfraqueçam as tuas mãos.
Atos dos Apóstolos 18:9 E disse o Senhor em visão a Paulo: Não temas, mas fala, e não te cales;

Rute 3:11 Agora, pois, minha filha, não temas; tudo quanto disseste te farei, pois toda a cidade do meu povo sabe que és mulher virtuosa.


Isaías 41:13 Porque eu, o SENHOR teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: Não temas, eu te ajudo.
Isaías 44:2 Assim diz o SENHOR que te criou e te formou desde o ventre, e que te ajudará: Não temas, ó Jacó, servo meu, e tu, Jesurum, a quem escolhi.
Jeremias 46:28 Tu não temas, servo meu, Jacó, diz o SENHOR, porque estou contigo; porque porei termo a todas as nações entre as quais te lancei; mas a ti não darei fim, mas castigar-te-ei com justiça, e não te darei de todo por inocente.
Marcos 5:36 E Jesus, tendo ouvido estas palavras, disse ao principal da sinagoga: Não temas, crê somente.
Lucas 1:30 Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus.
Josué 1:9 Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares.
Josué 11:6 E disse o SENHOR a Josué: Não temas diante deles; porque amanhã, a esta mesma hora, eu os darei todos feridos diante dos filhos de Israel; os seus cavalos jarretarás, e os seus carros queimarás a fogo.
Muitas vezes nos sentimos com os olhos vendados e sem conseguir enxergar nada. O medos nos paralisa e nos faz temer. Precisamos confiar no Senhor a todos os momentos da nossa existência, Ele está ao nosso lado, acompanhando a cada passo que damos.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Abro o meu coração

Paulo César Baruk

Louvar-Te é bem mais do que eu mereço,
Adorar-Te mais profundo do que eu pensei,
Servir-Te é tudo o que eu espero
O que mais quero é estar mais junto a Ti.

Derramar perante Ti os meus anseios
Minha oferta nessa hora é essa musica Pai.
E Te mostrar os meus maiores sonhos,
Oh Senhor, como eu dependo de Ti


Para me curar,
Para me ensinar
O caminho em que devo seguir.
Podes me usar Senhor,
Como Tu bem queres...
Abro o meu coração

segunda-feira, 10 de agosto de 2009


"Muita oração, muito poder; pouca oração, pouco poder; nenhuma oração, nenhum poder." Carlos Gruber, Evangelista Internacional
"Os líderes constantemente devem procurar modos de expandir sua visão, sua influência e sua contribuição. Há sempre mais possibilidades do que nossos olhos podem ver."
"SE as pessoas pudessem compreender seus valores centrais economizariam anos de dúvidas."
"Os líderes identificam, articulam e resumen os conceitos que motivam os outros."
" Mas os líderes não devem desistirem quando sofrem uma derrota. Eles insistem em obter a vitória."
"Jesus não guardava um pouco de si para depois- ele se dava por inteiro"

Extraído: Jesus o maior líder que já existiu

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

50° Projeto Missionário da JUVEP em Aurora


Quero compartilhar um pouco que vivi no 50° Projeto Missionário da JUVEP em Aurora.
Vi a manifestação de Deus que chamou 150 servos do Altíssimo, pinçados pelo espírito de Deus de 17 Estados e 44 cidades brasileiras e 2 cidades alemãs. Enviados por 82 igrejas e 22 denominações diferentes. Toda essa diversidade convergiu numa unidade gloriosa e sem igual: todos pregaram o mesmo Evangelho e glorificaram o único Deus.
Tivemos quatro dias de treinamento, onde
aprendemos a cultura do sertão, práticas de evangelismo pessoal e outros.
Quero compartilhar um pouco que vivi no 50° Projeto Missionário da JUVEP em Aurora.
No dia 11 de janeiro (domingo) partimos para a cidade de Aurora onde arrumamos nos alojamos em um colégio. Na segunda-feira saímos para operação “oi-nois aqui”, onde nos apresentamos para as pessoas da cidade que curiosas perguntaram a cidade qual era o nosso objetivo ali.
Nesse dia tive uma experiência interessante em uma casa onde fui me apresentar e uma senhora me colocou para assistir novena junto com ela. Respeitosamente assisti e no final da visita orei pela sua vida.
A minha dupla de evangelismo foi a Ana Carolina de São Paulo e ficamos responsáveis pela rua Cândido Ribeiro Neto onde ficamos trabalhando nessa rua. Lá visitamos a casa de Leidejane uma jovem e sua irmã de 4 anos que eu dizia que era meu xôdo a Uiarla,
fizemos o plano da salvação e estudo bíblico no final do projeto ela me deixou no meu orkut o seguinte recado: “olà te encontrei no orkut por acaso màs nao foi por acaso q vc veio para AURORA
vcs estao fazendo um trabalho muito especial aqui!!!! JESUS TE ABENÇOI GRANDEMENTE!!!!
obg por nos pequenos gestos e nas importantes palavras me tirado de uma algo ruim!!!!
beijos LEIDEJANE ”
Também compartilhei o evangelho com a Edilma que fez o estudo bíblico conosco e tive a alegria de vê-la levando seu filho para igreja. Tivemos a alegria de ver uma família se redendo aos pés do Senhor Jesus entregando suas vidas a Ele.
Também tive o grande contentamento de evangelizar a casa da Natália que aos 3 anos de idade sofreu um acidente, um ventilador explodiu encima dela deixando-a com queimaduras sérias, mas com me alegrei com aquela menina que muito amorosa me abraçava todos os dias de tarde e me contava o que tinha aprendido com as “tias de verdinho” sobre a bíblia.


Na operação campo ( dia que evangelizamos a zona rural) a experiência mas forte que passei, foi depois que sai de uma casa onde almoçamos e tivemos um papo agradável com os donos da casa fomos para uma casa que o casal tinha acabado de brigar e a esposa ainda chorosa nos recebeu na porta e nos mandou entrar. Dona Maria tinha 5 filhos e vivia com uma renda de mais ou menos R$ 70,00 por mês. Naquele momento vi a cozinha daquela casa que só tinha um fogão a lenha e uma panela no fogo para o almoço, imaginei o quanto aquela família passava fome...
Naquele momento pensei: “Meu Jesus o que eu falo!” Compartilhei Isaías 53 com ela dizendo que Jesus já levou sobre si todos os sofrimento dela. A filha mais velha dela confessou a Jesus. No final oramos com ela e abraçamos, ela não aguentou e chorou. Eu sai daquela casa muito emocionada. Continuamos o evangelismo e com uma dupla uma senhora disse: "eu sabia que vocês vinham pregar para mim a Palavra de Salvação, pois eu sonhei com vocês chegando hoje em minha casa".

NO final do evangelismo quando estávamos voltando para estrada para pegar o caminhão para ir para a base passamos em frente a casa da dona Maria que estava de balho tomado e nos despediu com um enorme sorriso nos lábios dizendo tchau. Naquele momento percebi que a obra não é nossa mais é de Deus e como o evangelho transforma a vida das pessoas.
Tive muitas experiências legais mais quero falar um pouco do que foi o pós-projeto, o pessoal foi embora dia 31 de janeiro e eu fiquei até dia 8 de fevereiro.
Em primeiro lugar, foi muito importante ter ficado “colada” com Bebel e Soniara(que ficaram responsáveis pela igreja) , a fim de testemunhar a realidade de um missionário após um projeto. Percebi que elas são duas mulheres maravilhosas, que evangelizam o tempo todo - independente de quem seja, oram o tempo todo - tanto por coisas ruins como por boas, louvam ao Senhor o dia inteiro e tem um amor incondicional pelas vidas perdidas. Como aprendi amar mais a Deus e a obra missionária através da vida delas!
Depois que o ônibus foi embora e ficamos Bebel, Soniara e eu, senti o peso do que é o pós-projeto. Arrumamos as coisas no carro da Bebel e fomos para a igreja para ter a primeira reunião com o Pr. Wasshington (Igreja Batista de Barbalha).

No domingo foi um dia de muito trabalho, pois tivemos que limpar a igreja toda. Tivemos a ajuda de Rondinele e Carlinhos(novos convertidos), algumas pessoas da cidade vieram ver o que estava acontecendo, perguntavam o horário do culto e comentavam que a Igreja Batista chegou num momento que a cidade estava precisando. No culto da noite tivemos a presença de cerca de 80 a 83 pessoas, Soniara pregou muito bem falando sobre Caim e Abel e sobre a importância de amar a Deus.

Na segunda-feira senti desespero ao pensar que todos haviam ido embora enquanto nós ficamos com mais de 564 fichas de decisão para fazer visita, discipulado, e não tínhamos muitos recursos... A Soniara me tranqüilizou, dizendo que a obra era de Deus e não nossa. Naquele momento me tranqüilizei e comecei a ver Deus operando maravilhas.
Ganhamos duas mesas e quatro bancos, material infantil, estante e tapete para a sala das crianças. Cada vez que isso acontecia agradecíamos a Deus, Soniara e
Bebel riam de felicidade e eu chorava de alegria..
No culto de Terça tivemos cerca de 60 a 65 presentes, havia um casal que ninguém da equipe visitou, mas foram conhecer a igreja.
Na quinta-feira teve, no total, 92 pessoas e começamos a ter um doce problema: a falta de cadeiras. E muito calor! Mas foi muito legal ver os novos convertidos interessados em aprender mais sobre a bíblia, indo embora com a bíblia na mão e ver alguns já testemunhando sua fé através do orkut.
O culto jovem foi pura benção! Havia 48 jovens, 8 adultos e 1 senhora. Foi maravilhoso vê-los fazendo o “exercício da gratidão” - dando graças a Deus pela família, escola, amigos, pela igreja. Estavam animados cantando e orando um pelo o outro foi muito lindo.

A escola dominical foi uma benção. Ver as crianças prestando atenção na Tia Bebel, que deu uma bíblia para cada criança que participou. No final vi uma menina lendo a bíblia numa calçada.
Fico muito feliz em saber que a Primeira Igreja Batista da Convenção em Aurora está sendo administrada por Soniara e Bebel, que são duas pessoas sérias, servas de Deus, humildes e sempre dispostas a servir ao próximo. Fico feliz, pois sei que os novos convertidos vão ter uma boa base bíblica e vão ser cuidados.
Como esse projeto marcou minha vida, e ter ficado uma semana a mais me fez ver que apesar de sermos tão pecadores Deus nos usa, e a seara e muito grande e como o Cariri precisa ouvir do amor de Deus.
Tenho acompanhado as notícias de Aurora e vejo que Deus está abençoando muito aquela obra. Se você sentir desejo de saber como está o trabalho em Aurora entre em contato com a Soniara: soniaraaf@gmail.com e Bebel : bebel_sertao@hotmail.com
Vamos avançar na evangelização do sertão nordestino. Deus nos abençoe!
Em Cristo, a razão do nosso de viver!
Rita de Cássia

Paulo e Silas- Em const


As Sagradas Escrituras revelam o exemplo de uma amizade pura, como a de Paulo e Silas, e seus demais companheiros, que o apoiaram em suas prisões, em sua escassez, em suas viagens missionárias e em suas tribulações (Cl 4.9,10; Rm 16.7; Fl 23; At 15.40; 16.25).
Mas se reparamos um dia Paulo e Silas se separam. Paulo continua suas viagens e Silas o apoia.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Por ti darei a minha vida


Por ti, Jesus, me entrego
e a mim mesmo eu nego,
és a razão do meu viver.
Em ti eu encontro segurança,
paz real e esperança.

Muitos querendo a verdade encontrar
e se eu me calar quem irá falar?
Se eu não for quem irá?

Usa-me, Senhor! Quero proclamar
que és salvador e transformas vidas.
Acende em mim, Senhor,
a chama que se esfriou,
pois quero falar do teu amor.

Por ti, Jesus, me entrego
e a mim mesmo eu nego,
és a razão do meu viver.
Em ti eu encontro segurança,
paz real e esperança.

Por ti darei a minha vida.
Pra ti darei meu coração.
Seja na vida ou na morte
quero servir-te, Senhor.

Usa-me, Senhor! Quero proclamar
que és salvador e transformas vidas.
Acende em mim, Senhor,
a chama que se esfriou,
pois quero falar do teu amor.

Por ti darei a minha vida.
Quero, ó Deus, falar do teu amor.
“Pregue o evangelho, se necessário use palavras.” Francisco de Assis